Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Municípios da região não realizam alteração de protocolos na primeira semana do sistema 3As

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

O novo modelo permite que prefeitos alterem algumas normas de contenção do coronavírus

Foto: Reprodução / Agência Brasil

No último final de semana, o Governo do Estado, lançou o sistema 3As (confira clicando aqui). O novo modelo dá mais autonomia aos prefeitos, para as tomadas de decisão e estabelece uma divisão de protocolos, os obrigatórios e os variáveis. A Tua Rádio Alvorada conversou com o Prefeito de Marau e presidente da AMPLA, Iura Kurtz, e com a Secretária de Administração de Marau, Yasmin Volpato. Eles nos falam sobre a aplicação dos protocolos na região.

Obrigatórios: Os protocolos obrigatórios são determinados pelo Governo do Estado e devem ser seguidos por municípios de todas as regiões. Eles dizem respeito ao uso de máscara, distanciamento mínimo entre pessoas e higienização de mãos e superfícies. As orientações também valem para o deslocamento de um local a outro, atendimento ao público e local de trabalho. Estas orientações, explica Yasmin, não podem e não serão alteradas pelos prefeitos.  

Variáveis: Os protocolos variáveis também são definidos pelo Governo do Estado, porém, podem sofrer alterações, desde que, aponta Iura, haja a aprovação de dois terços dos municípios compreendidos na região. A escolha dos municípios da AMPLA - Associação dos Municípios do Planalto, para esta primeira semana, é seguir os protocolos definidos pelo Estado sem nenhuma alteração. 

Confira os protocolos obrigatórios e variáveis clicando aqui.

O Governo do Estado criou um site especial para informar a população sobre o novo sistema: sistema3as.rs.gov.br

A entrevista completa com Iura Kurtz e Yasmin Volpato estão disponíveis no áudio da matéria.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais