Encontro das Mulheres Rurais dos Campos de Cima da Serra reúne mais de 500 trabalhadoras em Vacaria
Ao todo, 11 municípios estiveram presentes no evento
A Associação dos Motoristas de Vacaria, nesta sexta-feira, 17/04, recebeu o Encontro das Mulheres Rurais dos Campos de Cima da Serra. O evento reúne mais de 500 trabalhadoras rurais, especialmente da área da fruticultura, vindas de Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos, Campestre da Serra, Muitos Capões, Esmeralda, Pinhal da Serra, Lagoa Vermelha, Caseiros, Machadinho, Barracão e Vacaria, em uma programação que mescla celebração, reflexão sobre direitos, capacitação e atividades de integração ao longo de todo o dia.
O encontro destaca a importância do protagonismo feminino no campo e no setor produtivo, abordando temas fundamentais como a necessidade de políticas públicas mais assertivas, a autonomia financeira das mulheres e a luta contra o feminicídio. Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familia (MDA) e lideranças sindicais reforçaram durante as atividades a necessidade contínua de avanços na valorização da mulher, incluindo a futura implementação de linhas de crédito específicas, como o Crédito Fundiário Mulher, visando garantir maior igualdade e qualidade de vida para as trabalhadoras.
A programação do encontro é intensa e segue durante todo o dia para as participantes. Após a recepção das caravanas iniciada às 8h30 e a solenidade de abertura com benção religiosa, o público acompanha uma palestra motivacional com a psicóloga Mariani da Luz e o lançamento da música do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Após o almoço marcado para às 12h, a agenda prevê para o período da tarde o início da gincana, a entrega de mimos e sorteio de brindes às 13h30, seguidos por uma reunião dançante às 15h30, animada com Éder e Maurício, e encerramento oficial das atividades previsto para as 17h30.
Comentários