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Construção das cabeceiras da ponte na ERS-431 prestes a iniciar

por Eduardo Cover Godinho

Faltam pequenos detalhes, como a remoção de quatro postes de energia elétrica, para mais uma reivindicação se tornar realidade

Ponte sobre o Arroio Santa Bárbara, está conclusa, porém, faltam as cabeceiras para que trajeto seja encurtado
Foto: Divulgação

Mais uma etapa da tão sonhada conclusão da ERS-431 deve iniciar nos próximos dias. A construção das cabeceiras do viaduto Santa Bárbara, na localidade de Linha Santa Bárbara, trecho que liga os municípios de São Valentim do Sul e Bento Gonçalves, está prevista para começar nas próximas semanas, segundo informou o superintendente regional do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), com sede em Bento Gonçalves, Ernesto Luiz Vasconcelos Eichler. A estrutura fica no quilômetro 18. A ponte foi concluída no Governo Yeda Crussius, através da atuação do Deputado Estadual Alexandre Postal, mas até hoje não pode ser utilizada pelos condutores que trafegam pela via porque não foi conectada à estrada pelas cabeceiras.

“Infelizmente o Governo do PT, que administrou o Estado na gestão 2010/2013, não colocou uma pedra para a conclusão das cabeceiras. Eles só tinham que fazer as cabeceiras e não tiveram a capacidade. A obra é importantíssima para a rodovia 431 e tira o desvio que os condutores têm que fazer. O sentimento, com a conclusão da pavimentação asfática no trajeto atual e as atividades nas cabeceiras, é de felicidade. Falta ainda o viaduto do Claudino, mas nós vamos buscar junto ao Governo Gaúcho mais essa obra para benefício da população regional”, disse Postal.

A última pendência para a construção das cabeceiras da ponte do Arroio Santa Bárbara era a necessidade da retirada de quatro postes de energia elétrica do entorno. O Daer solicitou a retirada para a concessionária Rio Grande Energia (RGE), que se comprometeu a enviar um projeto para o órgão estadual. Os postes, segundo Eichler, ainda não foram retirados, mas a empresa responsável pela manutenção das rodovias na Serra faz um aterro para a RGE fazer a remoção em seguida. A obra das cabeceiras, que serão executadas pela empresa Encopav Engenharia Ltda, contempla alterações em cerca de um quilômetro no entorno da ponte.

O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Ricardo Nuñez, em vistoria do trecho confirmou as obras das cabeceiras.

“Os encontros da ponte com a estrada (cabeceiras) são as tarefas mais urgentes no momento. Estamos viabilizando a obra. Para nós do Daer visualizarmos uma obra parada há tempos, dá a impressão de desperdício de dinheiro público. Então está como prioridade a construção das cabeceiras da ponte e colocá-la em atividade”, salientou.

O projeto para a ligação precisou ser atualizado porque as saias do aterro ficariam dentro do rio. Isso facilitaria a erosão ao longo do tempo. O custo estimado para a obra é de cerca de R$ 500 mil.

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