Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

BR 470: DNIT estima mais de meio bilhão de reais para recuperação da rodovia

por Alessandra Bernardi

Dois pontos críticos na Serra das Antas estão próximos a Casa Bucco, os mais graves, de acordo com o DNIT. Nesse local, a via tem menos de três metros de largura

Na tarde desta quinta-feira (16), uma importante reunião foi realizada na Associação Comercial Cultural e Industrial de Veranópolis (ACIV), e contou com a presença de entidades empresariais, empresários e lideranças políticas, com o objetivo de buscar soluções emergenciais para a crise logística e outras medidas que possam minimizar as perdas na região.

Devido ao bloqueio na BR 470 por tempo indeterminado e pela dificuldade nos acessos que impactam diretamente as empresas locais, a ACIV organizou a reunião com o objetivo de encontrar uma via alternativa para as empresas e a população dos municípios afetados.

Também esteve presente no encontro, o  Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Passo Fundo, o engenheiro Adalberto Jurach. 

 “Estamos desde o dia 30 abril trabalhando na BR 470, que nunca esteve tão boa, que ironia. A gente vem acompanhando e hoje foi um dia bem importante, nós conseguimos atravessar de um lado para o outro. Sobrevoamos no domingo também e foi possível ter uma noção”, destaca Jurach.

De acordo com o engenheiro, foi decretada emergência pelo DNIT frente ao governo federal ainda na semana passada e nesta quarta-feira (15), com a vinda do ministro dos Transportes para a Serra das Antas, foi possível mostrar a dimensão dos estragos. O governo federal no sábado (11), elaborou uma medida provisória liberando 12 bilhões de reais pro estado, destes 1 bilhão 185 milhões pro DNIT. Esse dinheiro, segundo o engenheiro já está disponível para aplicação. 

Com essa última enchente e os inúmeros deslizamentos, vários pontos da rodovia colapsaram. Dois pontos estão próximos a Casa Bucco, os mais graves, de acordo com o DNIT. Nesse local, a via tem menos de três metros de largura. A partir de agora o DNIT precisa montar os pacotes de obras e começar a distribuir os valores. Dentre essas obras, estão previstos sete viadutos e melhorias na ponte. Segundo o levantamento do DNIT, o orçamento já ultrapassa a casa de meio bilhão de reais para reconstituir a BR 470.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais