Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Hemocs necessita de doadores de plasma convalescente

por Clayton Camargo

No momento, são aceitas doações de homens que estejam há, no mínimo, 28 dias recuperados da Covid-19

Foto: Andréia Copini

Na tentativa de criar anticorpos e auxiliar na recuperação de pacientes graves da Covid-19, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) segue selecionando doadores de plasma convalescente.

O tratamento consiste em transfundir a parte líquida do sangue de pessoas que já se curaram da Covid-19 em pacientes que ainda estão lutando contra a doença. Quando alguém entra em contato com o vírus, começa a desenvolver anticorpos contra ele, os quais ficam na corrente sanguínea. Ao coletar o plasma de um paciente recuperado (ou convalescente) e transfundir em alguém que está sofrendo com a Covid-19, os anticorpos auxiliam no combate da enfermidade, diminuindo o tempo de internação.

A coleta do plasma é feita por meio da aférese, processo pelo qual o sangue é retirado de um indivíduo, doador ou paciente, com a separação de seus componentes por um equipamento próprio, retendo a porção que se deseja, neste caso o plasma, e devolvendo os demais componentes a quem estiver doando ou recebendo o sangue.

Desde o início da captação, o Hemocs já recebeu 70 candidatos,  sendo 14  mulheres e 56 homens, das cidades de Porto Alegre, São José do Herval, Caxias do Sul, Garibaldi, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Bom Jesus e São Sebastião do Caí. Desses, as 14 mulheres e 18 homens foram excluídos por não serem considerados aptos para o procedimento. Até o momento, foram 20 doações por 14 doadores distintos, entre 28 e 61 anos. Outros 24 candidatos aguardam o agendamento da entrevista ou o resultado dos exames.

A seleção dos doadores de plasma passa por uma avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

O Hemocs faz triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 999297491/984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais