Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Presidente do TRT-RS cumpre agenda institucional em Marau nesta semana

por Ana Lúcia Jacomini

Visita integra projeto de aproximação da Justiça do Trabalho com municípios do interior gaúcho

Desembargador Alexandre Corrêa da Cruz
Foto: Reprodução/TRT RS

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT/RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, está em Marau para uma série de compromissos institucionais ligados ao Projeto Integra TRT. A iniciativa busca aproximar a Administração do Tribunal da população, das instituições e das lideranças regionais por meio de visitas realizadas em diferentes municípios do Rio Grande do Sul. Ele chegou na quarta-feira, 13/05, e segue no município nesta quinta, 14/05.

A agenda em Marau inclui encontros com representantes da OAB, sindicatos de trabalhadores e sindicatos patronais, além de visitas ao Poder Judiciário, Executivo e Legislativo municipal. Nesta quinta-feira, o desembargador também estará no Posto da Justiça do Trabalho de Marau, onde atenderá a imprensa. Ele deverá falar sobre os desafios atuais das relações de trabalho, mediação coletiva, direitos humanos no ambiente profissional e as projeções da Justiça do Trabalho para os próximos anos.

O Posto da Justiça do Trabalho de Marau está vinculado ao Foro Trabalhista de Passo Fundo e atende atualmente 13 municípios da região: Camargo, Casca, Gentil, Itapuca, Marau, Montauri, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Santo Antônio do Palma, Serafina Corrêa, São Domingos do Sul, Vanini e Vila Maria.

Os números divulgados pelo TRT-RS mostram crescimento na movimentação processual da unidade, nos últimos anos. Em 2023, foram registrados 1.129 novos casos. Em 2024, o número passou para 1.222 e, em 2025, chegou a 1.327 processos. Somente até o dia 6 de maio deste ano, já haviam sido contabilizados 508 novos casos.

Também houve aumento na quantidade de processos solucionados. Em 2025, a unidade registrou 1.660 processos resolvidos na fase de conhecimento e 416 na fase de execução. Atualmente, o Posto de Marau possui 2.996 processos em tramitação.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais