Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Feira Ecológica deste sábado (16/12) tem atrações para celebrar as colheitas de verão

por Clayton Camargo

Para marcar a nova estação, organizações parceiras dos agricultores mostram importantes atividades para a ecologia, como meliponicultura e a compostagem. Também haverá atração cultural na Praça das Feiras, em Caxias do Sul

Foto: Rosa Ana Bisinella

Caxias do Sul - O verão no Hemisfério Sul começa na próxima semana. A nova estação se inicia a partir de 0h27min (horário de Brasília) do dia 22 de dezembro (sexta-feira) e termina no dia 20 de março de 2024, quando o relógio marcar 0h06min. O período é caracterizado por apresentar dias mais longos do que as noites e clima quente. Na Serra gaúcha, é uma estação que marca as principais colheitas.

Na estação que chega, os agricultores da Feira Ecológica de Caxias do Sul terão bancas com frutas como ameixa, pêssego, melancia, melão, mamão, uva e maçã, além das pequenas frutas vermelhas, como mirtilo, amora, framboesa, morango e acerola.

Nos vegetais, predominam as diversas folhosas, os tubérculos como batata, yacon, inhame, também vagem, tomate, cebola, repolho, cenoura, beterraba, pimentão, além de outros tantos alimentos orgânicos cultivados por agricultores familiares, como grãos, temperos e cogumelos. Há, também, itens artesanais ou elaborados nas agroindústrias, como geleias, chimias, sucos e uma banca com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Atrações

Para celebrar a estação, a Feira Ecológica de Caxias do Sul vai antecipar as boas-vindas ao verão. Neste sábado, dia 16 de dezembro, pela manhã, os agricultores ecológicos recebem parceiros para atividades na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino (a feira funciona das 6h30min às 11h30min).

Meliponicultura e compostagem, duas importantes atividades para a ecologia, serão demonstradas aos clientes e visitantes. Também haverá atração cultural com a Dj Gabriela Demore, que estará na praça apresentando uma seleção de música brasileira. 

Abelhas sem ferrão

Integrantes da Associação Serrana de Meliponicultura (ASSERMEL) irão apresentar e orientar sobre a importância e as técnicas de manejo para a criação de abelhas sem ferrão. O grupo levará para a praça enxames de abelhas como Jataí e Tubuna, além de caixas de abelhas vazias destinadas à comercialização. Também estarão à venda produtos elaborados pelos criadores, como mel, licores, geleias e própolis.

A associação foi oficializada em abril de 2023. Reúne mais de 30 associados de municípios da região da Serra gaúcha e tem o objetivo de acompanhar e apoiar na orientação da meliponicultura para polinização, na preservação e na multiplicação de enxames de abelhas sem ferrão.

Compostagem

Durante a feira, também haverá demonstração do processo de compostagem e exposição de composteiras domésticas. Às 9 horas, o biólogo Daniel Reolon da empresa Compostaggio, irá ministrar a oficina “Compostagem criativa: transformando seus resíduos em um jardim exuberante”.

A oficina é um evento prático e informativo, com o objetivo de ensinar a transformar os resíduos orgânicos em adubo para o jardim. Quem for até o local poderá entender sobre os benefícios ambientais e econômicos da compostagem e como essa prática pode ajudar a reduzir a quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários.

Sorteio de camisetas

Mediante inscrição, os clientes poderão participar de um sorteio de camisetas da Feira.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais