Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Casos de violência contra os idosos devem ser denunciados através do Disque 100

por Taliane Radaelli

Grupos da melhor idade retornam a parte das atividades presenciais

Foto: Divulgação

Após um longo período de isolamento social, um dos públicos mais vulneráveis a Covid-19 já pode retornar a algumas de suas atividades de interação social. Os grupos da melhor idade e os trabalhos presenciais de apoio à população idosa de Marau estão aos poucos retornando a normalidade. 

Como explica Nádia Paludo, psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social de Marau, estão sendo realizadas reuniões quinzenais com grupos dos bairros de todo o município, com o objetivo de sanar a necessidade de interação e socialização desta população. Segundo ela, neste primeiro momento não estão sendo ofertadas as oficinas de artesanato, dança, inclusão digital, entre outras, mas que esse retorno está previsto para o próximo ano. Além disso, novas ações estão sendo desenvolvidas nesse sentido, uma delas é a ampliação do Centro de Convivência do Idoso. 

Como destaca a coordenadora e assistente social do Cras de Marau, Andreia Favaron, com o aumento da população idosa no município, estes trabalhos se tornam ainda mais significativos. O objetivo, destaca ela, é preservar a saúde física e mental dos idosos, além de prevenir e coibir atos de violação dos direitos. Andreia destaca que casos de violência patrimonial, abusos, negligência e rompimento de vínculos familiares aumentaram durante a pandemia. 

Nestes casos, destaca ela, é importante que os órgãos competentes sejam acionados, seja pela própria vítima ou por testemunhas. Esse contato pode ser feito através  do Disque 100, um canal do Ministério da Cidadania e Direitos Humanos que trabalha com a identificação de casos de violação dos direitos e com o encaminhamento aos órgãos municipais responsáveis. A denúncia pode ser feita de qualquer telefone fixo e, como explica Andreia, é um processo que garante o sigilo da vítima e do denunciante. 


Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais