Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Aeroporto de Caxias recebe sistema que aumenta percentual de pousos em condições climáticas desfavoráveis

por Daniel Lucas Rodrigues

Administração do empreendimento estima que terá um ganho operacional de 50% a 70% na possibilidade de pousos. Devido às chuvas e momentos de neblina, aeroporto deixa de receber muitos voos

Foto: Rodrigo Rossi/Divulgação

O Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, operará com um novo procedimento de pouso a partir desta quinta-feira (13/06). O sistema, chamado de RNP AR 15, permite ao piloto do avião, por meio de informações de satélite, a tomada de decisão sobre o pouso com mais proximidade da cabeceira da pista, ou seja, com padrões mínimos de teto e visibilidade.

O novo procedimento abre possibilidades de um ganho operacional de 50% a 70% da possibilidade de pouso de aeronaves em condições atmosféricas desfavoráveis. Conforme a previsão da administração aeroportuária, o percentual de voos cancelados ou alterados para outros terminais poderá ser inferior aos 10%. Para efeito de comparação, em maio, dos 140 voos comerciais previstos, 32 não pousaram devido às condições meteorológicas, um percentual de 23%. Em abril, de 108 voos previstos, 20 não tocaram o solo, com percentual de 18%.

Até esta quarta-feira (12/06), o Hugo Cantergiani possuía a homologação do procedimento RNP AR 30, no qual o comandante deveria enxergar a pista a uma altitude mínima de 103 metros e distância mínima de 1.685 metros do início do pavimento. O RNP AR 15 reduziu estas métricas para uma altura de 75 metros e uma distância de 1.314 metros.

A homologação do novo sistema foi realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira na tarde desta quarta-feira (12/06). Para operar o novo procedimento, ambos, aeronave e tripulação, devem estar habilitados para tal. O Aeroporto Hugo Cantergiani ainda contará, nas próximas semanas, com novos equipamentos para o auxílio ao pouso, como o Precision Approach Path Indicator (PAPI).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais