Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Presidente do Comdica explica porque é importante que a população participe das eleições do Conselho Tutelar

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A escolha dos novos conselheiros ocorre no dia 06 de outubro.

Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa FAS

O Conselho Tutelar de Caxias do Sul já está se preparando para as eleições dos novos conselheiros que vão assumir as atividades da instituição no quadriênio 2020-2024. Para o pleito deste ano são 27 candidatos que disputam 10 vagas: cinco no Conselho Tutelar Sul e cinco no Norte. Durante o processo, também serão eleitos dez suplentes.

Conforme explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Odete Araldi Bortolini, que também está à frente da Comissão Eleitoral, é importante que toda a população participe das eleições que vão ajudara a definir o futuro do serviço do Conselho Tutelar no município: “O Conselho Tutelar é um órgão que tem como finalidade zelar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. Por isso é importante que o eleitor possa votar em candidatos que efetivamente estejam capacitados e preparados para trabalhar com essa demanda. E que conheçam a legislação para dar conta que nenhum direito da criança e do adolescente seja violado, mas sim, que possam ser cumpridos na sua efetividade”.

Odete ainda explica em quais situações o Conselho Tutelar deve ser acionado: “Se é questão de maus tratos, seja pela questão de acessar algum programa para garantir seu desenvolvimento, seja pela garantia de sua sobrevivência das condições de vida. Então, tudo isso é trabalho do conselheiro para garantir que as crianças e adolescentes tenham condições de serem bem atendidos nas suas necessidades e tenham seus direitos assegurados”.

Desde março deste ano, os candidatos às vagas de conselheiro tutelar passaram por um rigoroso processo seletivo, que incluiu um curso de capacitação, análise de documentos, prova escrita e avaliação psicológica. Agora, os que foram habilitados estão na etapa de campanha. A lista com o nome dos candidatos pode ser conferida no site recria.org.br.

 As eleições vão ocorrer no dia 06 de outubro, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Todos os cidadãos que já são eleitores no Município podem votar, basta comparecer ao local correspondente à sua zona eleitoral com o título de eleitor e um documento com foto em mãos.

Confira onde você pode votar

- 16ª Zona Eleitoral: Colégio La Salle Carmo;

- 136ª Zona Eleitoral: Colégio Murialdo

- 169ª Zona Eleitoral: Colégio São José.      

O Conselho Tutelar é vinculado à Fundação de Assistência Social (FAS).

Ouça a notícia no link acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais