Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Enólogo cria vinhos para homenagear as filhas e em memória da esposa

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Produtos integram linha de rótulos especiais elaborados por Giovanni Ferrari

Foto: Rodi Goulart

Mais do que ampliar o portfólio de vinhos tintos, o novo lançamento da Vinícola Arteviva tem significado especial para o enólogo Giovanni Ferrari. Isso porque, ao reforçar as opções de rótulos da linha Especiais, o Arteviva Camila Malbec 2021 presta homenagem, em memória, à esposa e mãe das duas filhas do produtor, Júlia (Juju) e Maria Luiza(Malu). 

"O Malbec e os outros produtos da linha Especiais homenageiam pessoas que eu conheço muito bem. Essa homenagem para a Camila é muito importante porque, primeiramente, é um vinho muito objetivo, muito franco, como foi a Camila, e, ao mesmo tempo, elegante, polido, que era um traço da personalidade dela. Através da Camila foi possível construir aquilo que a gente está construindo. Tenho certeza de que, mais para frente, as meninas vão gostar muito dessa homenagem, porque não dá para deixar passar batido quem foi importante e, embora não esteja presente, contribuiu. A vinícola era um projeto nosso, mas infelizmente ela não pôde participar em vida, mas deixou um alicerce muito importante para que esse sonho se concretizasse", descreve Ferrari.

As próprias Júlia e Maria Luiza também já foram homenageadas por Ferrari em três vinhos. Juju, nas versões rosé (um blend Chardonnay/Riesling e Marselan maturado em jequitibá rosa) e branco (Chardonnay com passagem por carvalho), e Malu (Syrah/Merlot/Vermentino maturado em carvalhos americano, esloveno e francês).

Elaborado com uvas cultivadas em um vinhedo de, aproximadamente, 20 anos no Vale dos Vinhedos, Arteviva Camila Malbec 2021 tem como principal diferencial a maturação, por 45 dias, em barril e castanheira. Antes disso, o líquido fermentou por 10 dias em barrica de madeira eslovena e estagiou por 16 meses em barris de carvalho americano de primeiro uso.

Ferrari falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática. Confira em áudio (acima).

 

 

A saber: A Vinícola Arteviva tem a missão de elaborar produtos com singularidade, exoticidade, consistência e fineza, proporcionando a transcendência de paradigmas do universo dos vinhos. Nosso propósito é promover o desenvolvimento da sensibilidade humana através do mundo do vinho. Alicerçado em valores como integridade, responsabilidade, criatividade e sustentabilidade, o projeto do enólogo Giovanni Ferrari tem sua unidade de elaboração em São Valentim, Bento Gonçalves (RS). Atualmente, o volume de produção é de 55 mil garrafas/ano. Com formação em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Ferrari iniciou sua trajetória profissional em 2009, quando conheceu os vinhos finos de alta gama. Com passagens por vinícolas de pequeno, médio e grande porte no Brasil, também realizou estágios no Douro (Portugal) e em Epernay (França).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais