Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Maior estátua de Cristo, em Encantado, deve ficar pronta até o final do ano

por Ana Lúcia Jacomini

Monumento ganhou o nome de Cristo Protetor

Em construção no Morro das Antenas, na Lagoa da Garibaldi, em Encantado - município localizado no Vale do Taquari, o monumento do Cristo Protetor terá um total de 43 metros de altura, sendo que a estátua terá 37 metros de comprimento. Em tamanho total, é o terceiro maior do mundo, porém, se contar somente a metragem da estátua, que terá 37 metros, é o maior do mundo. Isso porque a estátua da Polônia possui 33 metros e o Cristo de Lá Paz, no México, está com as obras ainda nas fases iniciais de instalação.  

Na última semana, a equipe responsável pela obra realizou os últimos trabalhos de acabamento na imagem, com a colocação da última camada de material e realização da pintura. Os detalhes das mãos, braços e cabeça impressionam pela semelhança com as feições humanas. O Cristo Protetor de Encantado é a união de ideias e esforços de famílias, líderes encantadenses, religiosos e empresários, que visam transmitir a fé do povo encantadense e alavancar o turismo da região. O projeto vai ampliar a visibilidade e auxiliar na construção de uma identidade turística para a região.

A obra foi iniciada em julho de 2019. A obra não conta com a aplicação de recursos públicos municipais, mas sim com a colaboração espontânea da comunidade. O supervisor geral da obra, Artur Lopes de Souza, explica que um elevador, que será instalado no interior da estátua, levará turistas para uma espécie de mirante, na altura do coração da estátua – exatamente há 34 metros do solo. “Será uma abertura de vidro onde as pessoas poderão filmar e fotografar o Vale", explica.

O escultor Markus Moura e a equipe agora trabalham na preparação da estrutura para a criação do manto, que ocupa a maior parte do corpo da estátua. Devido ao processo, que exige a colocação de andaimes e outras estruturas metálicas, o local, que já é restrito à visitação, ficará fechado. Apenas as equipes de trabalho poderão acessar. A Associação Amigos de Cristo (AACristo), entidade responsável pela administração da obra do Cristo Protetor de Encantado, programa a realização de uma “Ação entre Amigos”.

O objetivo é arrecadar valores para a aquisição de materiais para a construção do monumento de 43 metros de altura. A venda dos números segue até o final do ano. O sorteio acontece no dia 18 de dezembro, através da loteria federal. Além de concorrer a uma camionete Chevrolet S10 4x4 completa, avaliada em mais de 200.000.00, quem aderir à ação terá seu nome registrado no “Livro Ouro” ou em placas personalizadas do Cristo e também poderá acessar o elevador que será instalado na estátua.

Dados

  • Estrutura de ferro e concreto.
  • Orçamento de R$ 2 milhões.
  • Arte e criação da imagem: escultor Genesio Gomes Moura (Ceara) e o filho escultor Markus Moura.
  • Projeto da estrutura em concreto armado: engenheiro civil Marcos Antônio Bastiani.
  • Projeto das estruturas metálicas dos braços e cabeça: engenheiro civil José Luis Gonçalves.
  • Planejamento e supervisão geral: Artur Lopes de Souza.
  • Montagem das estruturas metálicas e escultura: Markus Moura.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais