Diretor do CFC alerta para riscos das novas regras da CNH
Baixar ÁudioPara ele, essa medida pode permitir que motoristas sem condições físicas adequadas continuem dirigindo
O diretor do Centro de Formação de Condutores (CFC), Daniel Polo, avaliou como preocupantes as mudanças recentes nas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo ele, apesar da confusão entre os candidatos, as provas teórica e prática seguem obrigatórias e não sofreram alterações. A principal mudança está na extinção da carga horária mínima dos cursos, o que tem levado muitos a acreditarem, de forma equivocada, que não é mais necessário estudar ou se preparar adequadamente.
Daniel explicou que o curso teórico continua sendo exigido, podendo ser realizado de forma digital, tanto pela plataforma do Governo Federal quanto pelos CFCs. No entanto, ele alerta para a fragilidade do novo modelo, já que não há mecanismos eficazes para comprovar que o candidato realmente assistiu às aulas. Essa flexibilização, conforme destacou, tende a aumentar ainda mais os índices de reprovação, que já haviam crescido significativamente com a adoção do ensino remoto.
Outro ponto levantado pelo diretor é o impacto direto dessas mudanças na segurança do trânsito. Com a redução das aulas práticas, candidatos sem a formação necessária podem tentar a habilitação com preparo insuficiente. Daniel reforçou que não é possível ensinar alguém que nunca dirigiu em poucas aulas e que, diante disso, muitos acabarão precisando refazer provas e adquirir mais aulas, o que pode anular a suposta economia prometida pelas novas regras.
Por fim, Daniel Polo manifestou forte preocupação com a renovação automática da CNH digital sem a exigência de exames médicos. Para ele, essa medida pode permitir que motoristas sem condições físicas adequadas continuem dirigindo, aumentando os riscos de acidentes. O diretor destacou que a avaliação médica sempre foi essencial para garantir a aptidão dos condutores e alertou que a flexibilização excessiva pode trazer consequências graves para a segurança no trânsito.
Comentários