Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Reformas de estações ampliam tratamento de água em Caxias do Sul

por Clayton Camargo

Melhorias visam garantir a segurança operacional das etapas do processo e qualificar o serviço

Foto: Laura Piola

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) vem realizando ações voltadas à ampliação da produção de água por meio de melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Caxias do Sul. Desde o ano passado, a autarquia trabalha em um cronograma de reforma das estruturas de cada estação, que serão revertidas em melhorias para o sistema de tratamento. Entre as obras mais recentes, estão a ampliação e reforma das ETAs Celeste Gobbato e Morro Alegre. As duas unidades são responsáveis por atender mais de 40% da população, tratando água dos sistemas Maestra e Marrecas, respectivamente.

As obras na ETA Celeste Gobbato, localizada no bairro Pioneiro, atingiram 51,3% da execução total. Orçada em mais de R$ 28,3 milhões, a melhoria deve ser concluída no segundo semestre de 2024. A instalação das quatro novas unidades hidráulicas de tratamento, com capacidade para tratar 135 L/s cada, totalizando 540 L/s, fará com que ela amplie em 160% a capacidade e passe a atender também os bairros Madureira, Universitário e partes do Centro e do Jardim América. Atualmente, a ETA trata 300 litros de água por segundo (L/s).

No momento, está em execução a etapa de transição do sistema de tratamento antigo, de decantação; para o novo, de flotação, com tanques de adição de carvão, floculação, flotação, filtragem e tratamento do lodo. O próximo passo é o sistema de flotação em conjunto com a transformação do decantador atual em um reservatório. A obra é realizada por meio do consórcio entre as empresas Gratt Indústria e Tecnologia e Bio G Sistemas de Saneamento Ltda.

O projeto de reforma da ETA Morro Alegre, localizada em Vila Seca, está 85% executado. Os últimos passos são a execução de acabamentos externos do telhado do edifício operacional e o asfaltamento do piso do novo pavilhão da casa de química. A melhoria, orçada em R$ 1,6 milhão, deve ser concluída até o fim de janeiro. A empresa responsável pela obra é a Prosul Empreendimentos e Construções. Após a realização desses serviços, uma nova licitação será promovida para contratação de empresa especializada para reformar as fachadas e pintar o prédio operacional.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais