Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Pastoral da Acolhida presta serviço de apoio aos imigrantes que residem em Marau

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Campanha de arrecadação de alimentos realizada no ano de 2019 referente ao “Dia do Pobre”
Foto: Arquivo / Tua Rádio Alvorada

A Pastoral da Acolhida é um centro de apoio aos imigrantes, que vêm até o município de Marau em busca de emprego e melhores condições de vida. Este trabalho é realizado desde 2016 e já prestou auxílio a milhares de famílias que deixaram seus países para viver no Brasil. Durante entrevista que concederam a Tua Rádio Alvorada, Simone Berghetti, secretária da Pastoral e professor Francisco Bernardi, um dos pioneiros no trabalho da Pastoral da Acolhida, contam que a ideia de abrir um espaço de apoio aos imigrantes foi uma inspiração do trabalho realizado por irmãs da paróquia de Caxias do Sul. A iniciativa partiu do Pároco de Marau, Frei Miguel Debiasi, em 2015.  

De acordo com o professor, os primeiros a chegar no Brasil foram os senegaleses, por volta de 1909 e 1910, mais tarde vieram os haitianos e cubanos, e agora, chega a vez dos venezuelanos. Os imigrantes, explica Simone, vêm para o Brasil em busca de uma melhor qualidade de vida e, na maioria das vezes, chegam aqui sem nada. Por isso, o trabalho da Pastoral é tão importante, além de auxiliar com as necessidades básicas, como alimentos, roupas e móveis, ajudam no processo de busca por um emprego. Estes trabalhos são possíveis através do apoio da comunidade marauense e de órgãos do município, como o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e Sine - Sistema Nacional de Emprego. Todas as doações são realizadas na sede da Pastoral da Acolhida sempre na quarta - feira, das 14h às 17h30.

Dificuldades encontradas pelos imigrantes no Brasil 

Francisco explica que ao chegar no Brasil o imigrante têm dificuldade de encontrar trabalho na sua área de atuação, muitos deles, possuem formação em áreas específicas como enfermagem e biomedicina, por exemplo, porém, estes diplomas não são considerados válidos no país. Dessa forma, eles precisam deixar as suas profissões e trabalhar em outras áreas, geralmente, a de produção industrial. Além disso, pessoas que estão em processo de formação acadêmica, explica Francisco, chegam ao Brasil com a expectativa de prosseguir com seus estudos, porém, nem sempre é possível. Em alguns casos é necessário recomeçar o curso para só então receber o diploma. 

Muitos imigrantes, conta Simone, principalmente os senegaleses, deixam a família em seus países de origem e vêm sozinhos para o Brasil, a fim de se estabilizar e é só depois de algum tempo que conseguem se reunir novamente. Segundo Francisco, a principal preocupação no momento é em relação à integração social. A Pastoral da Acolhida se preocupa com o isolamento destas pessoas que na maioria vezes têm dificuldade de se unir aos brasileiros ou aos demais grupos que não são do mesmo país de origem que eles. E entre os principais impeditivos ele aponta o preconceito. 

A entrevista completa com Simone Berghetti e Francisco Bernardi está disponível no áudio da matéria. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais