Dia do Descarte Consciente acontece neste sábado (13)
A ação ocorre das 9h às 15h na Praça Frei Mateus Dolzan
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove, neste sábado (13), mais uma edição do Dia do Descarte Consciente, na Praça Frei Mateus Dolzan. A ação ocorre das 9h às 15h e será dedicada ao recolhimento de materiais que exigem destinação ambientalmente adequada, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha usado e medicamentos vencidos.
Para ampliar o atendimento às comunidades do interior, equipes da Administração Municipal percorrerão, na sexta-feira (12), as localidades de São Joaquim, Clemente Argolo, Santa Luzia, Santo Antônio dos Loregian, Sede Argenta, Capão Alto, Capão do Cedro, Reassentamento 25 de Julho, Alecrim, Rincão São Francisco e Fazenda da Esperança. Moradores devem deixar os materiais nas capelas das comunidades um dia antes do recolhimento.
A Prefeitura reforça que o município conta ainda com o Ecoponto, na Rua Maria Luiza Nunes, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, recebendo resíduos passíveis de descarte durante todo o ano. O espaço permite que a população contribua de forma contínua para a preservação ambiental, sem depender exclusivamente das ações pontuais de coleta.
Por que o descarte correto é tão importante?
Resíduos como eletrônicos, lâmpadas, pilhas e óleo de cozinha podem liberar substâncias tóxicas no solo e na água quando descartados de forma inadequada. Esses materiais contêm metais pesados e componentes químicos que apresentam riscos à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente. O descarte correto evita a contaminação, possibilita a reciclagem de componentes e reduz o volume de lixo destinado a aterros sanitários. Além disso, contribui diretamente para uma cidade mais limpa, sustentável e consciente.
Comentários