Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Primeiro Fórum Intermunicipal Sobre Imigração acontece em Marau

por Taliane Radaelli

Evento é de realização da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social

Foto: Divulgação

Marau possui um número significativo e crescente de imigrantes, que saem de seus países de origem na busca de emprego e melhores condições de vida. Muitos deles chegam ao Brasil sem móveis, roupas ou lugar para morar. Ainda, uma boa parcela nem ao menos tem o conhecimento da língua portuguesa e dos processos burocráticos ligados a documentação e moradia. 

Pensando nestas dificuldades e desafios a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Marau realiza nesta segunda-feira, 12/09, o 1º Fórum Intermunicipal Sobre Imigração. É um momento criado para a discussão de políticas públicas voltadas aos estrangeiros. 

Como explica a assistente social Fernanda Brocco, o evento tem inicio às 8h na OAB de Marau - localizada na Rua Narciso David Tesser n° 136. As temáticas abordadas estão ligadas às experiências do processo migratório, documentação e direitos dos imigrantes, emprego e inclusão nas empresas e o trabalho de assistência social. (confira a programação completa abaixo)

Além disso, destaca Fernanda, durante o fórum será feita a assinatura de um Projeto de Lei que institui a criação do Balcão do Imigrante. Esse projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Núcleo da OAB de Marau e a Universidade de Passo Fundo. Utilizando o formato já desenvolvido pela UPF, o Balcão prestará serviços ligados a regularização de documentos, retirada de dúvidas e orientações gerais aos imigrantes. 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social pelo (54) 3342-0593.

Programação: 

8h - Abertura oficial com apresentações culturais 

8h40 - Painel: Meu processo migratório, com participação das lideranças das nacionalidades do Haiti, Venezuela, Cuba e Senegal

9h40 - Palestra sobre Documentação, direitos e legalização do imigrante com com a professora Patrícia Grazziotin Noschang e Michele Piucco - integrantes do Balcão do Imigrante da Universidade de Passo Fundo.

10h40 - Relato de experiência: os recursos humanos da empresa Fuga Couros na contratação de Imigrantes

11h - Relato de experiência: o processo de encaminhamento documental ao imigrante no CRAS de Marau

11h30 - Encerramento

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais