Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Universitárias gaúchas desenvolvem pincel de maquiagem para mulheres com parkinson

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Projeto concorre em competição internacional com votação aberta nessa semana

Foto: Divulgação

Existem 80 milhões de pessoas diagnosticadas com doença de Parkinson ou Tremor Essencial no mundo. Estima-se que entre esses 80 milhões, 36 milhões são mulheres que têm dificuldades de autonomia para executar atividades diárias básicas, como aplicar maquiagem.

Foi de olho nesse público que três estudantes gaúchas de Engenharia Química da PUCRS, Ana Carolina Corso Minotto, Marina Vicente Wizer e Myriam Bernaud Maghous, chegaram à final nacional na trilha de inclusão do concurso L’Oreal Brandstorm 2022 Brasil.

O projeto das universitárias se chama Beauty Stabilizer:  o primeiro pincel de maquiagem adaptado para mulheres com Parkinson ou Tremor Essencial, que conta com uma tecnologia de estabilização idêntica à dos talheres assistivos, para pessoas portadoras de necessidades especiais. O pincel neutraliza tremores das mãos em até 85% devido ao um estabilizador, com sensores e motores conectados a um computador de bordo.

A cabeça do pincel é removível, tem bateria recarregável e embalagem de papel reciclado. Até um aplicativo de celular foi planejado, para que as consumidoras possam ter a experiência completa do produto.

As três estudantes gaúchas batizaram o grupo de Tech Girls. A competição mundial, promovida pela marca número 1 de cosméticos do mundo, presente em 150 países, chega ao 30º ano e é aberta a todos os participantes de até 30 anos.

 As gaúchas foram selecionadas num grupo de mais de 1600 participantes de todo o Brasil. Nove grupos foram para a final nacional, no Rio de Janeiro, no último dia 28 de abril. 

Agora, apenas seis projetos seguem para a semifinal internacional que começou nesta segunda-feira (09). As universitárias são as únicas representantes do Rio Grande do Sul que seguem na competição. Nesta semifinal serão escolhidos nove grupos finalistas (três de cada trilha) para representar seus respectivos países na final internacional que acontecerá em Paris.  Três grupos dos nove que irão para final serão escolhidos por voto popular.

Por isso, as Tech Girls contam com a participação do público, que podem votar através do seguinte link: (https://brandstorm2022.loreal.com/social/project/465). A votação segue até o próximo domingo, dia 15, 9 horas da manhã.

Ana Carolina Corso Minotto concedeu entrevista ao programa Temática e ampliou o assunto. Confira na íntegra (áudio acima).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais