Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Samae orienta moradores a não cobrir pontos de espera das redes de esgoto

Baixar Áudio por Clayton Camargo

Normalmente instalado nas calçadas, esses dispositivos são essenciais quando há necessidade de desobstruir a rede e evitar o retorno dos dejetos

Foto: Marco Zeminhani / Samae

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) orienta os moradores de Caxias do Sul a não realizar a vedação da tampa do tubo de inspeção e limpeza (TIL) de ligação de esgoto sanitário, também conhecido como ponto de espera do esgoto, com concreto, laje ou pedra de calçada. O TIL de ligação de esgoto sanitário, normalmente instalado no passeio público, serve para desobstruir a rede, sem a necessidade de realizar a quebra da calçada. Além disso, tem a função de extravasar os dejetos quando ocorre alguma obstrução das tubulações, impedindo que o esgoto retorne para dentro das casas, como explica a Técnica em Saneamento no Samae, Bruna Schio. (Ouça a notícia)

O responsável por instalar o TIL de ligação ou executar qualquer conserto nele é o Samae ou empresa terceirizada, contratada pelo mesmo. O usuário apenas efetua a ligação da tubulação de saída do esgoto sanitário da edificação no TIL de ligação de esgoto instalado pelo Samae no passeio.

Em alguns casos, também são instalados poços de visita (PV) nas calçadas. Eles são semelhantes aos pontos de espera, mas servem para utilização do Samae na manutenção das redes de esgoto. Esses dispositivos também não devem ser cobertos com tampas, cimentados ou concretados.

A ligação de esgoto da edificação na rede pública está condicionada à viabilidade técnica do local e é autorizada exclusivamente pelo Samae, mediante solicitação do proprietário ou de pessoa devidamente autorizada. Qualquer alteração ou manutenção no TIL de ligação ou coletores de esgoto deverá ser solicitada pelo usuário ao Samae. Os danos causados por intervenções indevidas são reparados pela autarquia, mas os custos ficam por conta do usuário, cabendo-lhe as penalidades previstas em lei.

Quem tiver dúvidas sobre ligação de esgoto sanitário, pode entrar em contato com o Samae por meio do telefone 115.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais