Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Em três anos, abordagens por embriaguez triplicam no município de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Dados são da Operação Balada Segura, que realiza ações de combate a motoristas alcoolizados no trânsito

Foto: Leonardo Portella/Divulgação

Caxias do Sul registrou um crescimento no número de abordagens durante a Operação Balada Segura. De janeiro a setembro deste ano, a cidade apontou 7.916 motoristas embriagados, um aumento de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. Para se ter ideia, o número de identificações ultrapassou em 193% se relacionado a 2016, quando foram pegos 2.700 pessoas ao volante. A maioria está concentrada na parte central do município.

A tarefa de fiscalização é encabeçada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), junto a outros órgãos policiais. Conforme o gestor da pasta, Cristiano de Abreu Soares, o índice de identificações alto está atrelado a um aumento no número de blitz realizadas na cidade, que chega a 3x mais em relação a 2016. “O cenário de hoje é que o motorista que se arrisca a beber e dirigir tem 3x mais chance de cair na Operação Balada Segura do que tinha em 2016.”, explica.

O secretário também coloca na conta esse crescimento a ações integradas com forças de segurança do estado, principalmente a Brigada Militar e a Guarda Municipal. “Só conseguimos esse aumento na quantidade de abordagens, por causa dessa articulação com as forças de segurança.”, completa.

Juntos as abordagens, vêm acompanhadas as autuações de motoristas alcoolizados. No período, 639 condutores apresentaram sinais de embriaguez, o que envolve um total de 8% de pessoas penalizadas nas fiscalizações. Esse número aumentou em relação a 2016 e 2017, porém diminuiu em comparação ao ano passado, quando os bafômetros registraram 717 caxienses embriagados. O trabalho da Secretaria de Trânsito mostra que, dos condutores flagrados em 2019, apenas 21 apresentaram resultado igual ou acima a 0,34 mg/l de álcool no corpo, o que já é considerado crime e a pessoa necessita pagar uma fiança para ser liberada. Soares reforça que esta baixa é reflexo da triplicação da presença dos fiscais nas ruas e da vinda de plataformas digitais para viagens. “A própria exposição das fiscalizações nas ruas faz com que as pessoas vejam as operações na cidade. Muito está atrelado a essa visibilidade. Outro ponto é a chegada de plataformas de viagens em Caxias do Sul, que está consolidada na cidade.”, revela.

A Operação Balada Segura é um programa estadual de combate à embriaguez no volante, que conta com uma parceria entre o DetranRS e a SMTTM. As fiscalizações são efetuadas em conjunto com a Guarda Municipal, a Brigada Militar (BM), a Polícia Civil, o Comando Rodoviário Estadual e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

(Ouça a matéria na aba "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais