Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Terceira etapa de vacinação contra a influenza ocorre com drive thru, no sábado, em Marau

Baixar Áudio por Camila Agostini

Desta vez, estão incluídas na imunização, pessoas portadoras de comorbidades

Foto: Divulgação

Iniciada em 12/04, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza entra na terceira e última fase. Desta vez, estão incluídas as pessoas portadoras de comorbidades – doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Em Marau, a imunização desse grupo ocorre em drive-thru, no Parque Lauro Ricieri Bortolon, no sábado, 12/06, das 7h ao meio-dia. Para fins de comprovação, é necessário apresentar, além da documentação pessoal e carteira de vacinação, atestado médico, receita dos medicamentos utilizados ou exame que comprove a condição de saúde. Também serão vacinados na data, os idosos que não receberam a primeira dose do imunizante. “Salientamos que não será a única oportunidade para estas pessoas se vacinarem. Haverá outros momentos em que o serviço estará disponível. Então quem não conseguir ir sábado, pode se tranquilizar”, destaca a enfermeira Lisiane Dalagnese, do setor de vigilância da Secretaria de Saúde de Marau. A vacinação de sábado também estará aberta para os idosos que não receberam o imunizante contra a gripe. “Acreditamos que, principalmente, os idosos de 66 e 67 deverão comparecer, pois estes são os que não estiveram na data anterior, já que, é necessário cumprir intervalo de 14 dias entre a vacina da covid e a da gripe”, explica Lisiane. Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio.

Este ano, em função da vacina contra a Covid-19, as coberturas da imunização da gripe se mostram mais baixas. “Entendemos que as pessoas dão prioridade para a vacina da covid e isso, é inclusive, recomendado pelo Ministério da Saúde. Mas tão logo for possível, quem não se vacinou deve procurar sua unidade da ESF”, alerta Lisiane. Isso porque, havendo a possibilidade de descartar a diagnóstico de influenza, a demanda por atendimentos e internações também poderão apresentar taxas de infectados menores. A prevenção se torna necessária já que, no momento, o índice de hospitalizações por Covid é alto na região de Marau e Passo Fundo.

A cobertura da vacinação contra a gripe em Marau, até esta quarta-feira, 09/06, é de 60,82%. Entre as crianças, este índice é de 81,1%; gestantes, 63,8%; puerperas, 101.8%;  trabalhadores da saúde, 49,9% e idosos 52, 4%

Quem faz parte dos grupos já contemplados nas etapas iniciais e não realizou a imunização pode procurar a unidade da ESF a qual pertence.A terceira etapa de vacinação contra a gripe segue até 09/07.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais