Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Entenda o funcionamento das vagas preferenciais de estacionamento

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Para utilizar as vagas preferenciais, é necessário cadastro de identificação

Foto: Taliane Radaelli/Tua Rádio Alvorada

Faz quase um mês que o estacionamento rotativo de Marau inaugurou e ainda existem dúvidas sobre as vagas preferenciais para idosos e para pessoas com mobilidade reduzida. Quem explicou o processo de uso dessas vagas foi Ledenir Casagrande, gestor de projetos da Secretaria de Cidade - Departamento de Trânsito.

Segundo ele, 5% das vagas disponíveis em todo o estacionamento são reservadas as pessoas acima dos 60 anos de idade. Para estacionar, o motorista deve apresentar a Carteira de Identificação de Pessoa Idosa, que pode ser feita na prefeitura municipal de Marau. Para realizar o cadastro é necessário o comprovante de residência e a carteira de habilitação. A tarifa para essas vagas são de R$ 1,90 a hora, o mesmo preço das demais vagas.

As vagas para pessoas com mobilidade reduzida, gestantes com mais de 24 semanas  e crianças de até um ano e meio de idade, representam 3% das vagas do estacionamento. Neste caso é preciso apresentar alguns documentos na prefeitura municipal, sendo eles: comprovante de residência, documento com foto e atestado médico. Estas vagas não serão tarifadas. Se preferir, ouça esta entrevista no player de áudio.

Ledenir ainda chamou a atenção para o tempo de estacionamento. O motorista deve permanecer na vaga por apenas duas horas, caso ultrapasse o limite será aplicada uma TPU – Tarifa Pós Utilização de R$ 19,00. Além disso, o tempo de estacionamento na faixa branca (farmácias) deve ser respeitado. Segundo Ledenir o carro deve permanecer na vaga por dez minutos e com o alerta ligado, sendo que se o tempo não for respeitado, o motorista pode receber multa ou até mesmo ter seu veículo guinchado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais