Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Voluntariado, música e educação marcam trajetória da professora Marília de Nadal Copat

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

A professora e voluntária Marília de Nadal Copat compartilhou, em entrevista à Rádio Garibaldi, sua trajetória dedicada à educação, à música e ao trabalho voluntário.

Foto: Divulgação

Autora da letra e da melodia da canção apresentada pela APAE de Garibaldi no Festival Nossa Arte — que conquistou o terceiro lugar na categoria de música no dia 30 de junho, em Flores da Cunha—, ela contou que a composição foi criada há cerca de 15 anos e nasceu da emoção vivida durante sua atuação voluntária na entidade. A canção “Olhar de Bem-me-quer”, foi entoada pelo coral da APAE, sob a direção da professora Jaiane Trivelin no concurso regional. 
 
Segundo Marília, todas as suas mais de 20 composições surgiram da necessidade de expressar sentimentos e homenagear pessoas, causas e a própria cidade de Garibaldi.

Apaixonada pela música desde a infância, Marília revelou que cresceu em uma família de músicos e que também escreveu canções dedicadas a Garibaldi, além de composições em italiano e francês. Ela destacou o orgulho que sente pela cidade e lembrou que seu envolvimento com a APAE começou após a aposentadoria, quando, ao lado da ceramista Sirlei Giordani, criou uma oficina de cerâmica para os alunos da instituição. A experiência, segundo ela, foi uma das mais marcantes de sua vida. “Eu saía de lá carregada de coisas boas”, afirmou ao recordar o convívio com os atendidos pela entidade.

Durante a entrevista, a professora ressaltou a importância do voluntariado, especialmente para as pessoas aposentadas. Para ela, dedicar parte do tempo a causas sociais proporciona realização pessoal, aproxima pessoas com objetivos semelhantes e permite fazer a diferença na vida do próximo. Marília também falou sobre sua atuação no grupo ELAS e incentivou a comunidade a buscar formas de contribuir com ações voluntárias, destacando que sempre há oportunidades para quem deseja servir.

Ao abordar a educação, Marília defendeu o ensino público e destacou o comprometimento dos professores, afirmando que muitos realizam um trabalho de excelência mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Ela criticou generalizações negativas sobre a escola pública e defendeu que a valorização dos profissionais, melhores condições de trabalho e investimentos são fundamentais para fortalecer a educação. Ao final da conversa, relembrou com carinho sua participação em programas antigos da Rádio Garibaldi, destacando as boas lembranças construídas ao longo de sua trajetória.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais