Voluntariado, música e educação marcam trajetória da professora Marília de Nadal Copat
Baixar ÁudioA professora e voluntária Marília de Nadal Copat compartilhou, em entrevista à Rádio Garibaldi, sua trajetória dedicada à educação, à música e ao trabalho voluntário.
Autora da letra e da melodia da canção apresentada pela APAE de Garibaldi no Festival Nossa Arte — que conquistou o terceiro lugar na categoria de música no dia 30 de junho, em Flores da Cunha—, ela contou que a composição foi criada há cerca de 15 anos e nasceu da emoção vivida durante sua atuação voluntária na entidade. A canção “Olhar de Bem-me-quer”, foi entoada pelo coral da APAE, sob a direção da professora Jaiane Trivelin no concurso regional.
Segundo Marília, todas as suas mais de 20 composições surgiram da necessidade de expressar sentimentos e homenagear pessoas, causas e a própria cidade de Garibaldi.
Apaixonada pela música desde a infância, Marília revelou que cresceu em uma família de músicos e que também escreveu canções dedicadas a Garibaldi, além de composições em italiano e francês. Ela destacou o orgulho que sente pela cidade e lembrou que seu envolvimento com a APAE começou após a aposentadoria, quando, ao lado da ceramista Sirlei Giordani, criou uma oficina de cerâmica para os alunos da instituição. A experiência, segundo ela, foi uma das mais marcantes de sua vida. “Eu saía de lá carregada de coisas boas”, afirmou ao recordar o convívio com os atendidos pela entidade.
Durante a entrevista, a professora ressaltou a importância do voluntariado, especialmente para as pessoas aposentadas. Para ela, dedicar parte do tempo a causas sociais proporciona realização pessoal, aproxima pessoas com objetivos semelhantes e permite fazer a diferença na vida do próximo. Marília também falou sobre sua atuação no grupo ELAS e incentivou a comunidade a buscar formas de contribuir com ações voluntárias, destacando que sempre há oportunidades para quem deseja servir.
Ao abordar a educação, Marília defendeu o ensino público e destacou o comprometimento dos professores, afirmando que muitos realizam um trabalho de excelência mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Ela criticou generalizações negativas sobre a escola pública e defendeu que a valorização dos profissionais, melhores condições de trabalho e investimentos são fundamentais para fortalecer a educação. Ao final da conversa, relembrou com carinho sua participação em programas antigos da Rádio Garibaldi, destacando as boas lembranças construídas ao longo de sua trajetória.
Comentários