Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Primeiros litros de álcool em gel feitos a partir de vodca serão distribuídos em Passo Fundo

por Ana Lúcia Jacomini

Matéria-prima foi doada pela Receita Federal na última semana e já rendeu quase 100kg do produto

Nova rodada de produção terá início a partir do dia 20 de maio
Foto: Divulgação/Imed

Os primeiros litros de álcool em gel produzidos pelos cursos de engenharia da Imed de Passo Fundo, a partir de vodca, já estão prontos para uso. A matéria-prima rendeu, até esta quarta-feira, 06/05, os primeiros 100 quilos do produto. As bebidas foram apreendidas durante as operações da Receita Federal e doadas para a faculdade. Estima-se que, até o final da produção, poderão render até 700 litros de álcool em gel 70%, que serão destinados para catadores e recicladores de Passo Fundo.

“Desde a sexta-feira passada, estamos produzindo diretamente o gel de vodca, a partir da destilação e outras operações unitárias químicas para a fabricação deste álcool. Desde então, estamos trabalhando na produção e a estimativa é de que, até quarta-feira, tenhamos prontos um total de 100 quilos de álcool em gel 70%, que é a quantia que conseguimos produzir a partir dos insumos que já tínhamos na instituição”, explica o professor Rudimar Pedro, que é químico e atua na transformação da bebida em material de higiene e assepsia. Ele antecipa que nova produção deverá ser feita a partir do dia 20 deste mês.

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, disponível na página da emissora no Facebook, o professor explica que a quantia que ficará pronta nesta semana já poderá ser entregue para uso dos coletadores, recicladores e trabalhadores das três Cooperativas de Resíduos de Passo Fundo, e ainda dos trabalhadores que atuam 24 horas no lixão da cidade, na área de transbordo. Este é o setor mais delicado, onde as pessoas estão mais expostas e em nível máximo de perigo, não só em relação ao Covid, mas também à exposição a outras bactérias, na opinião do professor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais