Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Especialista analisa os impactos das novas regras para a CNH

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Mudanças incluem redução na carga horária de aulas práticas e curso teórico digital

Foto: Divulgação

 

A partir desta semana, os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul já podem iniciar o processo com novas regras. A mudança foi anunciada pelo Detran - RS) e entra em sintonia com as novas legislações federais.

A implementação será feita em um modelo híbrido, mesclando novas exigências com procedimentos antigos. A medida foi necessária para adaptar os sistemas às alterações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Agora, é possível agendar a prova teórica, que, nesta fase de transição, seguirá o modelo antigo, pois ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Após a aprovação no exame teórico, o candidato deverá realizar a carga horária mínima obrigatória de duas aulas práticas. Quando se considerar apto, poderá agendar o exame de direção, que também será realizado no modelo vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.

Entre as alterações da nova legislação federal estão o curso teórico gratuito e digital, que pode ser iniciado pelo aplicativo Gov.br, e a flexibilização das aulas práticas.

O secretário adjunto da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, Alfonso Willembring Júnior, analisou as medidas em entrevista ao programa Temática hoje. Confira na íntegra em áudio (acima).

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais