Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Acordo entre FUCS e Receita Federal visa ampliar orientação fiscal e contábil a público de baixa renda

por Isadora Helena Martins

Parceria quer levar os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal a mais cinco campi da universidade

Foto: Divulgação / Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e a Receita Federal do Brasil no município celebraram acordo de cooperação, no último dia 23 de fevereiro, para ampliar o projeto Cidadania Fiscal. A iniciativa busca promover a qualificação dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da UCS acerca da função econômica e social dos tributos, bem como sobre direitos e deveres associados à tributação. O objetivo é que os universitários possam ofertar orientação fiscal e contábil ao público de baixa renda, por exemplo, por meio do auxílio na declaração do Imposto de Renda.

Esse suporte ocorre através dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs), hoje presentes no Campus-Sede (Caxias do Sul) e no Campus de Nova Prata. Conforme explicou o representante regional do Programa Nacional de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil e professor da UCS, Gilson Cesar Borges de Almeida, com o acordo está prevista a ampliação dos NAFs para todos os campi da universidade em que haja a oferta do curso de Ciências Contábeis.  Ainda neste ano, devem ser instalados núcleos de apoio nas unidades da UCS localizadas nos municípios de: Bento Gonçalves, Farroupilha, Canela, Guaporé e Vacaria. Ouça a entrevista concedida à Tua Rádio São Francisco  AQUI.

 

Parceria

A partir de convênio da UCS com a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Caxias do Sul, desde 2011 o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal volta-se ao aprimoramento acadêmico e presta assistência a contribuintes de baixa renda e pequenas empresas. As atividades, gratuitas, promovem a consciência fiscal a partir de orientações, cursos, palestras e seminários para academia e comunidade, a exemplo das ações “Declare Certo” e “Destine Certo”.

Outra ferramenta de apoio, o Guia sobre Benefícios Fiscais nas Doações para Fundos e Programas, desenvolvido pelo NAF em 2016 em parceria com a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Caxias do Sul, orienta quanto à destinação de valores do imposto de renda devido a fundos e programas sociais, com a utilização de incentivos nas áreas fiscal e social. Em 2019, o material foi atualizado e continua sendo empregado em âmbito local, estadual e nacional como instrumento de orientação sobre a destinação do Imposto de Renda devido.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais