Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Região sofre consequências da grande quantidade de chuva das últimas horas

por Ana Lúcia Jacomini

Defesa Civil e prefeituras monitoram a situação

Notícia em construção.

VILA MARIA - Em Vila Maria, vários trechos foram danificados por conta do grande volume das chuvas. No trecho da ERS 324 até Casca, nas proximidades de Santo Inácio, a ponte do Rio Jordão está com o tráfego liberado apenas para veículos leves, abaixo de 10 toneladas, pois há danos na estrutura, tanto na pista de rolamento como nas cabeceiras da ponte. Pede-se cuidado ao trafegar. Já entre Vila Maria e Camargo, na ERS 132, o trânsito está bloqueado na ponte, que ficou submersa nesta tarde. Há interdição na ponte da comunidade de São José, em trecho da estrada de Santo Inácio sentido Maringá; no trecho da estrada da comunidade de Linha 18 Baixa, na ponte; em trecho da estrada da comunidade de São Luís, na ponte entre Vila Maria e Santa Bárbara e, também, no  trecho da estrada da comunidade de Ponta Grossa, próximo a propriedade de Marivane Colet. Pela parte da manhã, foram registrados vários pontos de alagamento. A entrada da cidade ficou prejudicada no sentido MArau/Vila Maria. Empresas também sofreram alagamentos e houve danos em ruas. 

NICOLAU VERGUEIRO -  No momento as estradas das comunidades de Arroio Bertolina e Estivinha (divisa com Marau) estão alagadas. As aulas da rede municipal estão acontecendo, porém o transporte escolar foi suspenso devido às condições inadequadas de trafegabilidade. A Defesa Civil Municipal está acompanhando com atenção toda a situação. Desde sexta-feira foram cerca de 380mm de chuva no município. É preferível que a população evite sair de casa, e quem necessita se deslocar no município deve trafegar com muita atenção pelas estradas vicinais. Situação emergenciais podem ser comunicadas através dos fones (54) 99194-4890 ou (54) 99979-2076.

CAMARGO - Devido às fortes chuvas não há transporte escolar nesta segunda-feira, 04/09, agora no turno da tarde em Camargo. As aulas acontecem para os alunos que residem na cidade, nas escolas: Gabriela Boff, Casa da Criança Dona Dele, Campos Sales e Pandiá Calógeras. As aulas na Escola de Ensino Fundamental Silva Jardim estão suspensas. Para os alunos que não puderam comparecer nas escolas, serão enviadas as atividades previstas para o dia de hoje pelos canais de comunicação das escolas com as famílias. A ERS 132, km 03, em Camargo (ponte) o tráfego está totalmente bloqueado.

GENTIL - A malha viária de Gentil foi bastante danificada pelo excesso de chuvas desta segunda-feira, 04/09. A área urbana não sofreu tantos prejuízos, tendo ficado a maior parte do danos para o meio rural. Não só nas estradas como em lavouras também. As estradas de Forquilha e São Gotardo são as mais prejudicadas. As equipes da prefeitura ainda estão contabilizando tudo e não se descarta o decreto de situação de emergência.

CASCA -  Em Casca há dificuldade no abastecimento de água pois três poços ficaram submersos e inoperantes. O abastecimento está mantido, neste momento, por outro poço.  A Corsan está disponível para mais informações em seus canais oficiais de relacionamento com o cliente: aplicativo, site corsan.com.br e telefone 0800.646.6444. Pede-se que a comunidade economize água pois pode haver desabastecimento nas próximas horas. A ERS 324, entre Casca e Vila Maria, já está liberada, mas a polícia rodoviária acompanha a situação, não descartando a possibilidade de novas interrupções, pois a chuva não cessa. Há danos na ponte do Rio Jordão e estragos tanto na cidade quanto no meio rural. É possível que seja decretada situação de emergência ainda nesta segunda-feira, 04/09.

SÃO DOMINGOS DO SUL - Foram verificados danos significativos à infraestrutura do município. As aulas foram suspensas na rede municipal. A prefeitura emitiu comunicado informando que devido às fortes chuvas o fluxo de veículos nas pontes entre São Domingos do Sul e Casca, a ERS 129, e entre São Domingos do Sul e Paraí, na Comunidade de Santa Gema, estão interrompidos. A correnteza danificou as pontes nestas localidades e não é orientado o trânsito nelas. As enxurradas causaram danos significativos também nas estradas municipais, resultando em obstruções em vários trechos. Segundo a Defesa Civil de São Domingos do Sul, por segurança, é altamente recomendado que as pessoas evitem passar por pontes e bueiros, onde a água transbordou. O município enfrenta vários estragos, incluindo a obstrução de pontes, bloqueio de acessos e danos às estradas. As secretarias e  coordenadorias municipais estão trabalhando para avaliar a extensão dos danos.

SANTO ANTÔNIO DO PALMA -  Aulas na rede municipal e atendimento nos postos de saúde foram cancelados. O Centro de Referência em Assistência Social do município está colhendo doações no Centro de Convivência, em frente à Escola Municipal pois há família em situação de vulnerabilidade neste momento. 

DAVID CANABARRO - As aulas foram canceladas no município devido a dificuldade de locomoção. As atividades nas escolas podem seguir paralisadas também na terça-feira, 05/09. O Posto de Saúde sofreu alagamentos e não prestou atendimentos no dia de hoje. Foi feito trabalho de limpeza e possivelmente o atendimento seja retomado nesta terça-feira. A maioria dos danos foram estruturais em estradas municipais e pontes. Danos foram verificados tanto na área urbana como no meio rural, inclusive com alagamentos de casas e prejuízo em lavouras. 

PASSO FUNDO - Desde a sexta-feira até esta tarde, choveu quase 300 milímetros em Passo Fundo, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Segundo a prefeitura, há 120 desalojados. O bairro Entre Rios foi um dos mais atingidos e contabilizou uma morte. Um homem sofreu uma descarga elétrica e não resistiu. As secretarias municipais estão atuando para prestar auxílio à comunidade. O meio rural também sofre as consequências da chuva. Há estradas e pontes danificadas  como, por exemplo, a Ponte do Pulador que está interditada. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais