Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Censo 2022 inicia com baixo número de recenseadores em Marau, Vila Maria e Camargo

Baixar Áudio por Camila Agostini

Nos próximos dias serão convocados os agentes inscritos em edital complementar que deve ampliar o trabalho de coleta de dados na região

Foto: DivulgaçãoTânia Rêgo / Agência Brasil

Em atuação desde segunda-feira, 01/08, os recenseadores têm a missão de coletar informações para conhecer detalhes sobre as condições em que a população brasileira vive atualmente.  Das cerca de 40 vagas criadas pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o trabalho de campo em Marau, somente 13 foram preenchidas e oficializadas.

Por conta da baixa cobertura, o instituto abriu edital complementar. As inscrições encerraram na quarta-feira, 03/08 e até o dia próximo dia 15 é possível que seja divulgado o resultado da classificação dos inscritos. A informação é do coordenador regional do órgão em Passo Fundo, Jorge Benhur Bilhar.

Na regional, que compreende 26 municípios, há cidades em que nenhuma vaga foi preenchida, entre elas, Camargo. Em Vila Maria, onde quatro recenseadores deveriam estar em atuação, apenas uma pessoa faz o trabalho de coleta de dados.

Com as novas vagas disponibilizadas é possível que o trabalho avance com maior amplitude nos próximos dias, conforme afirma Bilhar. Alguns impeditivos justificam o baixo número de agentes censitários. “Em função da pandemia, muitas pessoas foram desligadas de seus empregos e, na nossa região, pelo menos 18 mil novas Micro e Pequenas Empresas foram criadas. Esta é uma das limitações. Quem tem MEI não está apto a atuar no Censo, bem como aposentados e demais situações em que a pessoa receba qualquer benefício ou vencimentos dos tesouros do Estado e União”, explica o coordenador.

Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio

Em Marau, neste primeiro momento, o trabalho de campo ocorre em bairros do perímetro urbano, como Alberto Borella, Nova Alternativa, São José Operário, Borges, Santa Lúcia e Bosque. Nos próximos dias, é provável que também os moradores do bairro Guadalupe e algumas localidades da área central possam receber a visita dos agentes, devidamente identificados, inclusive com código que pode ser verificado e confirmado através de leitura digital.

Na área rural, a previsão é de que a coleta de dados inicie nesta sexta-feira, 05/08, ou no início da próxima semana, em Veado Pardo e Carrascal.

De acordo com Rodolfo Bebber, Agente Censitário Municipal, quanto ao preenchimento das novas vagas, quem for convocado será direcionado à central de atendimento do IBGE em Marau, localizada na Esquina Paz e Bem, para encaminhar a documentação e o treinamento.

O Censo Demográfico 2022 é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é uma das maiores operações censitárias do mundo. A 13ª edição da pesquisa seria realizada em 2020, mas foi protelada devido à pandemia de coronavírus.

A estimativa do próprio órgão é de que mais de 180 mil recenseadores passem por, aproximadamente, 75 milhões de domicílios particulares brasileiros até o final do mês de outubro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais