Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Reunião pública discute segurança no barrio Desvio Rizzo, em Caxias

por Caroline Rosa

A iniciativa é da Comissão Temporária Especial para Enfrentamento da Violência do Legislativo

Foto: Márcio Schenatto

A comunidade do Desvio Rizzo se reuniu, na noite de segunda-feira (02), para discutir medidas para incrementar a segurança da localidade. Promovido pela Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara Municipal, o encontro teve a participação de mais de 50 pessoas e aconteceu no salão paroquial. Na oportunidade, foram apresentadas as experiências de dois bairros na prevenção da violência: Cinquentenário e Colina Sorriso.
Coordenada pela presidente da Comissão Temporária para o Enfrentamento da Violência, vereadora Paula Ioris/PSDB, a reunião teve o apoio da Comissão de Segurança do Bairro Desvio Rizzo edas associações de moradores da região. A vereadora Gládis Frizzo/PMDB e o secretário municipal de Segurança Pública, Clóvis Juvenal Pacheco, também acompanharam o evento.
Uma das iniciativas apresentadas foi o projeto “Colina Segura”, detalhado pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Colina Sorriso, Elvio Gianni. Na oportunidade, ele relatou que, além de grupos de WhatsApp com moradores, específicos para questões de segurança da localidade, o projeto tem outros pontos como cercamento eletrônico e policiamento comunitário.
Já Elton Gausmann levou aos moradores a experiência do “Cinquentenário em Alerta”, iniciado em 2015. O grupo de WhatsApp também é uma das principais ferramentas utilizadas pelos moradores do bairro. Porém, Gaussman destacou que é necessário ter cuidado com a escolha dos membros e para isso é feito um cadastro para a seleção. Representante da Brigada Militar (BM) a tenente Mileide Cândido ressaltou a importância da inclusão de policiais do setor de inteligência nos grupos. 
De acordo com a presidente da Comissão de Segurança do Bairro Desvio Rizzo e da associação de moradores Vila Romana, Ana Carolina Palavro, a região do Rizzo já conta com grupos de WhatsApp, o que tem gerado sensação de melhora. Ela enalteceu a iniciativa da Câmara. “A ideia é ampliar e criar grupos também para os moradores. É muito bom poder ouvir experiências que deram certos em outros bairros e podermos aplicar por aqui. Precisamos unir mais os moradores no combate à violência”, salientou. 
A vereadora e líder comunitária da localidade, Gládis Frizzo/PMDB seguiu a linha de Ana Carolina e parabenizou o trabalho do Legislativo através da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência. Já a presidente do grupo parlamentar, Paula Ioris, explicou que as reuniões, já realizadas em outras comunidades, tem como objetivo organizar e integrar as forças de segurança e a participação da sociedade civil, além das entidades e ações integradas de prevenção. “Estamos aqui para repassar experiências que tiveram êxito no combate à violência.”
Diversos representantes de entidades, como da associação de moradores do Desvio Rizzo e da Paróquia São José, além dos vereadores Adiló Didomenico/PTB e Wagner Petrini – Muleke/PSB, também acompanharam o encontro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais