Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

2ª Feira Brasileira do Grafeno ocorre dias 13 e 14 de novembro, em Caxias

por Pablo Ribeiro

Em paralelo ao evento, também ocorrem na UCS o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Victoria Ruzzarin/UCS/Divulgação

2ª Feira Brasileira do Grafeno ocorre dias 13 e 14 de novembro, em Caxias

Em paralelo ao evento, também ocorrem na UCS o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

A Universidade de Caxias do Sul, a UCSGRAPHENE e a ZEXTEC Nano realizam nos dias 13 e 14 de novembro a 2ª Feira Brasileira do Grafeno, o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os eventos ocorrem no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, no Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul. As inscrições são gratuitas.

 

A segunda edição da Feira Brasileira do Grafeno consolida a UCSGRAPHENE no ecossistema de desenvolvimento de nanomateriais. Com sua origem advinda de quase duas décadas de pesquisas avançadas na área de nanomateriais na UCS, hoje destaca-se na América Latina como um dos principais ecossistemas de inovação voltado à produção, caracterização e aplicação de grafeno. Atuando de forma colaborativa com os diferentes setores do mercado, desenvolve e produz grafeno, material capaz de aprimorar as propriedades de termoplásticos, borrachas, resinas, óleos lubrificantes, entre outros, e conferir maior resistência mecânica, térmica, tribológica, química e bacteriostática a produtos com aplicações em alta tecnologia.

 

Assim como na primeira edição da Feira, realizada em julho de 2021, o evento tem como objetivo conectar profissionais e negócios e revolucionar a indústria mundial por meio do grafeno. Para tanto, terá a participação de mais de 60 expositores, mais de 20 palestrantes renomados e apresentação de cases por meio do 1º Simpósio de Materiais Avançados, uma das novidades dessa edição. Os expositores trazem soluções e produtos contendo grafeno, resultantes da pesquisa e do desenvolvimento em parceria com a UCSGRAPHENE. O público-alvo é formado por empresários, empreendedores, engenheiros, profissionais da indústria, pesquisadores, especialistas em inovação, startups, estudantes, agências reguladoras e comunidade. São esperados mais de 12 mil visitantes, que terão a oportunidade de conhecer as inúmeras possibilidades de aplicação do grafeno e seus derivados.

 

Serviço:
O quê: 2ª Feira Brasileira do Grafeno, em paralelo ao 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação
Quando: dias 13 e 14 de novembro, das 9h30 às 20h
Onde: Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, no Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul
Quanto: gratuito – inscrições no Sympla

 

Programação de painéis do Simpósio de Materiais Avançados, dia 13 de novembro

14h – Abertura do 1º Simpósio de Materiais Avançados
Temática: Ecossistema Inovador: desenvolvimentos, incentivos fiscais e normatização, com Diego Piazza (UCSGraphene), Erica Ferreira (Atypical), Hugo Sousa (Zextecnano) e Joyce Rodrigues de Araújo (INMETRO). Rodada de perguntas.

15h15 – Temática: Embrapii – Cases de Desenvolvimento Tecnológico com o uso de Grafeno, com Daiane Panazzolo (Acquabios), José Carlos Trujillo (ITM) e Márcio Roberto Darolt (Empotech). Rodada de perguntas.

16h15 – Temática: Cases de Proteção e Blindagem Balística, com Leandro Sesti (Taurus) e Ricardo Ferreira Cavalcanti de Albuquerque (Ford). Rodada de perguntas

17h – Temática: Materiais Avançados Aplicados à Saúde e o Bem-estar, com Celso Ricardo Adami (UCS) Júlio Cesar Marcos (Vulcabrás), e Natália Fontana Nicoletti (UCS). Rodada de perguntas

18h – Temática: Frasle Mobility & UCSinova: inovação para uma vida em movimento, com Gelson Leonardo Rech (UCS), Alexandre Casaril (OEM Frasle Mobility e USC), César Augusto Ferreira (Randoncorp) e Robinson Carlos Dudley Cruz (UCS e IHR)

 

Batalha de Startups

Um dos destaques da programação da 2ª Feira Brasileira do Grafeno é a Batalha de Startups, dia 14 de novembro. Realizada em parceria entre a UCS e o SebraeX, trata-se de uma competição entre Startups da Regional Serra Gaúcha com o objetivo de gerar visibilidade e reconhecimento de projetos de empreendimentos com modelos de negócios diversos e inovadores, por meio de um evento dinâmico e inspirador.
A batalha contará com 16 vagas, sendo oito na categoria pré-operação e oito na categoria tração. As inscrições permanecem abertas até as 23h59 do dia 5 de novembro neste link.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais