Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

UCS sedia simpósio que irá debater sobre a destinação de resíduos agropecuários e agroindustriais

por Pablo Ribeiro

Evento ocorre de 6 a 10 de novembro no Bloco M da UCS. Programação contempla painéis, palestras, workshops e visitas técnicas

A UCS mantém o Laboratório de Diagnóstico Molecular do Instituto de Biotecnologia, que realiza análises e estudos de resíduos da agropecuária e agroindústria com potencial para geração de bioenergia e bioprodutos.
Foto: Cláudia Velho/Acervo UCS/Divulgação

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) sedia de 6 a 10 de novembro o VIII Sigera - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA), ocorre no Bloco M da Universidade de Caxias do Sul, e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro, segunda-feira, neste link

Workshops, minicursos, encontros, palestras, painéis, apresentação de trabalhos e visitas técnicas movimentam os cinco dias de evento. Ao longo da programação, profissionais, pesquisadores, gestores, estudantes e a comunidade envolvida no gerenciamento de resíduos agropecuários e agroindustriais debatem alternativas para o setor, compartilham experiências e acabam por ampliar a rede de relacionamentos.

A professora Suelen Paesi, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS, destaca que o Brasil tem, entre suas atividades, uma relação muito próxima com a agropecuária e a indústria. Elas requerem uma discussão aprofundada sobre o uso dos resíduos com destinação sustentável e, em paralelo a isso, a produção de energia. Para a pesquisadora, a valorização de resíduos é uma das alternativas tecnológicas para manutenção de atividades econômicas com perfil sustentável. As energias limpas, obtidas a partir dos resíduos, podem ser utilizadas na própria produção dos recursos internos ou, também, daqueles que seguem para mercados externos.

A história do Sigera iniciou em 2009, quando a SBERA propôs um seminário para tratar sobre os resíduos da pecuária. À época, havia a necessidade de ampliar o espaço à temática, até então negligenciado, com pouco foco em eventos de natureza técnica-científica. Em seu primeiro ano, o evento teve boa receptividade e, no ano seguinte, ampliou o acolhimento a discussões, estudos e trabalhos que versam sobre resíduos na agricultura e nas agroindústrias. 

O presidente da SBERA e coordenador-geral do Simpósio, Ricardo Steinmetz, afirma que a oitava edição irá enfatizar o papel da ciência como base para o desenvolvimento e subsídio de informação para a tomada de decisões, sejam para políticas públicas, mercadológicas, questões legais, enfim, como embasamento para desenvolver todas as cadeias envolvidas.

 

Serviço

O quê: VIII Sigera - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais

Onde: Bloco M do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul

Quando:  De 6 a 10 de novembro de 2023

Como se inscrever: neste link 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais