Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Busca de conhecimento não tem idade em Fagundes Varela

por Davi Trintinaglia

Com 68 anos, Odila Binda Zatt realiza nesta semana provas do Núcleo da EJA

Foto: Leandro Galante/Prefeitura

Odila Binda Zatt, 68 anos, viu durante quase toda sua vida várias gerações de fagundenses passarem diante da porta da sua casa, em busca de conhecimento. Isso porque, ela mora ao lado do Colégio Estadual Ângelo Mônaco. Odila não teve essa oportunidade.

Ao concluir a 4ª série, teve que abandonar os estudos. “O pai achou melhor nós ficarmos em casa, pois éramos em muitos irmãos”, afirma. Odila precisava fazer mais de 5km para se deslocar até a antiga Escola Luis Leduc, na comunidade de Nossa Senhora do Rosário. Depois, foi estudar na Escola Capitão Pelegrino Guzzo, na localidade do Barbaquá, ambas no interior de Fagundes Varela. Odila recorda inclusive o nome da professora, que era Alzira Bassani.

O tempo passou e ela dedicou a sua vida à família e ao trabalho. Hoje, é cozinheira num restaurante e ao saber da possibilidade de reabertura da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Fagundes Varela, pensou que estava se aproximando uma oportunidade que antes não teve na vida: frequentar a aula.

A expectativa não se concretizou, pois não teve número de alunos suficientes para abrir as turmas. Mas o sonho não acabou.

A Secretaria de Educação e Cultura de Fagundes Varela encaminhou os interessados para a realização das provas da NEEJA - Metamorfose (Exames Fracionados do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos) de Bento Gonçalves. Odila abraçou a ideia e realiza as provas nesta semana. “Eu vou tentar para ver como vai ser. Não é para os outros, é para eu mesma”, reforça.

Ela busca informações com a família e amigos de como deve se preparar para a prova. E, mais, já pediu ao neto Wilian, a tabuada para revisar os conhecimentos. Odila é a pessoa mais idosa do grupo fagundense que vai realizar as provas. Ela está junto a outros 24 candidatos do município que realizam as provas para o ensino fundamental e médio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais