Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Prefeitura lança o calendário dos Jogos Escolares de 2024

por Clayton Camargo

Competição é realizada pela Secretaria do Esporte e Lazer com a participação de alunos das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular

Foto: Ícaro de Campos

A semana esportiva de Caxias do Sul teve início com a cerimônia de lançamento do calendário dos Jogos Escolares 2024, que ocorreu nesta segunda-feira (18/03), contou com a participação de representantes de 16 escolas do Município. O evento, que leva o nome de um grande incentivador do esporte escolar da cidade, o professor Luiz Cesar dos Santos, chega este ano na 26ª edição, com competições programadas entre março e novembro. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria do Esporte e Lazer (Smel), e tem a participação de escolas das redes municipal, estadual, federal e privada.

A primeira modalidade dos Jogos Escolares de 2024 será a bocha paralímpica, que ocorre na quinta-feira (21/03), a partir das 8h30, no Ginásio Vasco da Gama. Antes disso, na quarta-feira (20/03), encerram-se as inscrições para o atletismo e atletismo paralímpico. Os formulários para registro dos atletas pelas escolas podem ser acessados por meio do link: PROGRAMA ESCOLAR - Google Drive

Histórico

Em 1998, foi organizada a primeira edição dos Jogos Escolares Professor Luiz Cesar dos Santos, nome dado em homenagem a um grande incentivador do esporte escolar, que faleceu um ano antes. Em seu início, a competição era realizada pela Prefeitura, através do Departamento Municipal de Esporte e Recreação (Demer), na época ligado a então secretaria de Educação e Cultura.

A principal característica da competição foi a unificação e participação nos Jogos das três redes de ensino da cidade (municipal, estadual e particular), visto que até então, somente as escolas da rede municipal podiam participar.

Em 2023, os Jogos Escolares tiveram a participação de 96 escolas, sendo 50 municipais, 29 estaduais, 16 privadas e uma federal. Foram disputadas 17 modalidades, com 5.352 provas e partidas realizadas, totalizando o envolvimento de 11.898 estudantes. Uma das grandes novidades da edição de 2023, foi a realização do projeto piloto Jogos Escolares do Interior, realizado em parceria com a secretaria da Educação. Participaram dessa primeira edição, quatro escolas com 702 alunos, em um total de 69 partidas realizadas nas modalidades de futsal, handebol e vôlei.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais