Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Confederação Brasileira de Desportos para Surdos faz pressão contra Surdolimpíada em Caxias

por Isadora Helena Martins

Entretanto, Comitê Internacional de Esportes para Surdos garante que evento será realizado na Serra Gaúcha.

Foto: Divulgação

Faltando menos de um ano para a realização da 24ª Surdolimpíada, em Caxias do Sul, entre os dias 1º e 15 de maio de 2022, um conflito entre a Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS) e o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICDS) tenta trocar a cidade sede para o Rio de Janeiro (RJ). 

Fontes ouvidas pela reportagem da Tua Rádio São Francisco revelaram que a tentativa de alteração do local partiu da presidente da CBDS, Diana Kyosen. Esse movimento estaria dificultando as relações para a organização do evento no Rio Grande do Sul. Além disso, gerou confusão nas confederações nacionais sobre o local oficial da 24ª edição da Surdolimpíada. 

Na tarde desta terça-feira (14), o facebook da CBDS divulgou o lançamento do site da Surdolimpíada no Rio de Janeiro. A postagem descreve como um “dia histórico no movimento surdolimpico e principalmente brasileiro”. 

O CEO do ICDS, Dmitry Rebrov, divulgou uma carta no sábado (11), em que reforça a realização do evento em Caxias do Sul. No documento, ele destaca o apoio de diversos segmentos do poder público, tanto municipal, estadual e federal, para que Caxias seja a sede. Por fim, Rebrov enfatiza que qualquer comunicação da CBDS perde o efeito. O CEO também reprova as atitudes da confederação brasileira. 

Para reforçar a decisão de manter o evento em Caxias, no início deste mês, dois delegados estrangeiros do ICDS estiveram na Serra Gaúcha por quatro dias. Eles conheceram e avaliaram as instalações que serão utilizadas nos jogos.

A presidente da CBDS foi procurada. Entretanto, não se manifestou até o fechamento da reportagem sobre o posicionamento institucional da confederação. Sobre isso, fontes afirmam que Diana pode sofrer punições judiciais e do ICDS.

Confira a carta do CEO do ICDS.

Confira a ata da visita dos delegados do ICDS.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais