Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Milton Corlatti: de office boy a empresário

por Pablo Ribeiro

Empresário Milton Corlatti foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (24)

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco
Foto: Divulgação

O empresário Milton Corlatti foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (24). Ele contou sua trajetória de vida, da infância à presidência das maiores entidades empresariais de Caxias: CIC e CDL.

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2 PARTE 3

Milton Corlatti nasceu em Caxias do Sul, em 20 de março de 1958. Ainda criança, com nove anos, perdeu a mãe, Cibila, vítima de câncer. Cresceu no bairro Rio Branco. “Tivemos uma infância boa, porque a gente brincava muito. A gente viveu uma vida muito simples. Trabalhamos muito. Meu pai entregava café e foi conhecido como ‘Chico do Café’”, conta, lembrando do pai Francisco. Corlatti estudou nas escolas Aristides Germani e Santo Antônio. “Sempre me esforcei pra ser bom aluno”, diz.

O primeiro emprego foi aos 12 anos de idade, na antiga Mercearia Oliboni, em frente ao Quartel. “Naquela época se trabalhava muito cedo, até porque a gente tinha que ajudar o pai”. Após, trabalhou como office boy na empresa de móveis Chonardi e depois como motorista da antiga malharia Expedito e, depois, ficou por 20 anos na Varig. Lá começou como auxiliar de motorista e saiu como gerente de vendas.

Após a experiência de Milton na Varig, em 1997, ele fundou a própria empresa, a Milletour Viagens e Turismo. “Ela se destacou pelas missões empresariais para Europa e Estados Unidos. Hoje nós vendemos pacotes turísticos e atendemos várias empresas nas suas viagens de negócios”, explica.

No comando

Em 2004, Corlatti foi convidado para ser diretor de turismo da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL). Foi vice-presidente, até se tornar presidente, no período de 2005 a 2007. Após a CDL, Milton Corlatti foi presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). “A gente conseguiu fazer muita coisa, mas para entrar na CIC, muitas pessoas achavam que eu não tinha a empresa e nem sobrenome para ser presidente da CIC. Graças a Deus, com a equipe que nós montamos, fizemos uma das melhores gestões da entidade”.

Ainda como presidente da CIC, Milton Corlatti foi convidado por Gélson Palavro, então presidente da Festa da Uva, para ser o vice-presidente da Festa na área da indústria. Também foi diretor social e vice-presidente da Festa da Uva no período de 2010 a 2012.

Nas questões sociais, Milton Corlatti ainda é conselheiro da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev). Também participou da fundação da Casa Anjos Voluntários e da Associação Criança Feliz, e ainda foi sócio fundador da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha  (Domus). “Eu me sinto feliz em ser útil para outras pessoas. O maior ganho do homem é saber que fez o bem para o outro”, diz.

Política

Em 2012, Corlatti foi convidado para integrar o Partido Democratas (DEM), na qual é presidente atualmente. Nas Eleições daquele ano, foi candidato a prefeito de Caxias do Sul. “Eu queria tentar auxiliar em alguma coisa. Então eu coloquei meu nome à disposição, porque o DEM não tinha uma bancada na Câmara municipal, e a única forma de ter era tendo um candidato a prefeito”. Na ocasião, Corlatti fez 9.086 votos (3,78%).

Família

Corlatti é casado com Zuleika, com quem tem os filhos Katiúcia e Samuel. “Tudo o que eu faço é pensando na minha família. Tenho uma família linda e maravilhosa. Eu hoje me didico, exclusivamente, aos meus netos, o Ângelo, o Augusto e o Arthur, que é o mais novinho. A família é a base de tudo. Pela família que a gente engrandece, é que a gente se sente mais forte e se sente, muitas vezes, Superman, porque todos fazem parte da nossa vida”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais