Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Aqui é o Meu Lugar conta a história dos irmãos Ezequiel, Elias e Isaías Frighetto

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Foto: Guilherme Degrandis/Tua Rádio Alvorada

Os irmãos Ezequiel, Elias e Isaías Frighetto, moradores da Comunidade Santo Antônio - Linha Dona Cândida Mattéi, em Dois Lajeados, também são exemplos de sucessão rural. Eles receberam a nossa equipe para contar a história da família que tem um modelo prático de agregar valor ao que é produzido na propriedade. Segundo eles, o meio rural sempre foi uma paixão – desde a infância dos irmãos, além da principal opção de trabalho e renda. Lavoura, criação de aves e a produção de farinha são as atividades predominantes no local.

Quando crianças, eles acompanharam as atividades dos pais que sempre tiveram a intenção de instalar uma estrutura que permitisse armazenar milho, na época principalmente para uso na alimentação do gado leiteiro e dos suínos. Desde 2013, um moinho também é realidade a partir da construção de um silo secador modelo Emater. Hoje, eles também vendem farinha de milho para mercados, algo em torno de 20 toneladas ao mês.

Com a experiência, relatam os irmãos, a família agrega valor ao cereal que é cultivado na propriedade. Assim, além de ter o grão o ano todo, eles também têm o controle da qualidade daquilo que é produzido e comercializado, como a farinha e também canjica. Todas as atividades são realizadas pela própria família, cada qual com seus conhecimentos e preferências. Para Ezequiel, Elias e Isaías o futuro é na atividade rural.

Em 2021, o Aqui é o Meu Lugar é um oferecimento do Sicredi, gente que coopera, cresce. Os patrocinadores da série, nesta temproada, são:  Associação Regional Sindical de Passo Fundo, Doutor José João Santin, Posto do Décio, Círculo Saúde, Faculdade Cesurg, Metalúrgica Castellani, Coprel Telecom e Cooperativa Coasa. A realização é da Tua Rádio Alvorada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais