Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Agenor Rodrigues: o rádio por paixão, a comunidade como missão

por Pablo Ribeiro

Radialista foi o entrevistado do programa Conectado Perfil

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco
Foto: Divulgação

Dono de uma das vozes mais conhecidas e emblemáticas do rádio gaúcho e brasileiro, o radialista Agenor Rodrigues foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (10).

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  | PARTE 3

Agenor dos Santos Rodrigues nasceu em 2 de agosto de 1953, no município gaúcho de Barracão, que, à época, era o terceiro distrito de Lagoa Vermelha. É filho de Joaquina e Leonardo. “Eu só nasci lá. Eu me criei mesmo em Caxias do Sul. Meu pai saiu da colônia e veio pra cá. Ele era carpinteiro e ajudou a construir alguns prédios de Caxias”, conta Agenor, que tem outros oito irmãos.

A infância de Agenor foi marcada nos lugares onde morou. Primeiramente, a família estabeleceu residência na Rua Sarmento Leito, próximo à Prefeitura de Caxias. Após, todos se mudaram para a Vila Berlim, no bairro Panazzolo. “Ali aconteceu a infância mesmo”, lembra. Ele ainda morou no bairro Salgado Filho, lugar onde o pai, Seu Leonardo, foi líder comunitário e contribuiu para o crescimento do bairro. Agenor estudou nas escolas Clemente Pinto, Maria Luíza Rosa e São Carlos.

A comunicação

Quando Agenor estudava na escola Maria Luíza Rosa, participou de um concurso para contar a história do Descobrimento do Brasil, e produzir uma espécie de novela sobre o tema. Agenor foi o narrador da história e a escola foi a vencedora do concurso. Como prêmio, a instituição ganhou uma Bandeira do Brasil, e a possibilidade de as gravações serem reproduzidas na Rádio Caxias. “Eu fiquei ligado e queria ouvir. A partir dali eu achei que poderia ter uma possibilidade”.

Antes de atuar efetivamente com comunicação, Agenor trabalhou como sapateiro e metalúrgico. Em certos momentos, participava de gravações na extinta Rádio Independência, onde aprendeu todas as técnicas de locução, numa época em que o padrão de voz era fundamental no rádio. “Quando eu comecei a trocar de voz, meu pai brincava dizendo que eu tomei água no gogó do bugio, por que o bugiu tem uma voz grave”, brinca Agenor.

Após todo o período de aprendizado, Agenor Rodrigues foi convidado por Inaro Cruz a integrar o time de locutores da Rádio São Francisco. “Aqui aprendi tudo de novo, e comecei como operador. Foi bom porque a gente acaba ouvindo e aprendendo”.

O primeiro programa sob o comando de Agenor foi o “A Sorte e o Sucesso”. “O Eloir Costa (titular do programa) viajou para fazer a cobertura da escolha da Miss Rio Grande do Sul. Enquanto ele viajava, tinha que ter alguém aqui no estúdio, e esse alguém fui eu. Aí apresentei, com muito medo, e fui elogiado pelos diretores”, lembra.

Entre idas e vindas na Rádio São Francisco, foram 25 anos de histórias. Entre esses intervalos, Agenor também atuou, em Caxias, na extinta Rádio Princesa e na Rádio Caxias. Além do rádio, o comunicador também atuou na televisão, como apresentador da RBS TV Caxias.

Boa parte do Brasil já contou com a comunicação de Agenor Rodrigues. Em Santa Catarina ele trabalhou nas rádios Princesa de Lages, Difusora e Vieira dos Campos, além da TV Coligadas da RBS TV. Foi o primeiro locutor da TV Gazeta do Espírito Santo, afiliada à TV Globo. Trabalhou também na TV Globo do Rio de Janeiro e na TV Globo de Belo Horizonte.

Após retornar ao Rio Grande do Sul, Agenor foi o idealizador do Troféu ARI Serra Gaúcha, premiação que reconhece o trabalho dos profissionais de comunicação.

O movimento comunitário

Agenor possui grande atuação no movimento comunitário e sindical em Caxias do Sul. Foi presidente do bairro Kayser, presidente do Conselho da Escola Ola Maria Kayser e atuante no setor de comunicação da União de Associações dos Bairros (UAB). Inclusive, por sua atuação, Agenor foi homenageado com o “Mérito Comunitário” pela UAB.

No campo político, foi candidato a vereador. Enquanto conselheiro do Corede Serra e representante do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, Agenor também lutou pela implantação de uma universidade pública em Caxias do Sul.

A família

Agenor Rodrigues é casado com Helenita Fontana Rodrigues, com quem tem os filhos Nicole e Maurício. “Eu só tenho a agradecer. Deus foi generoso comigo, pela família maravilhosa que me deu. Eu sou um cara família e me preocupo muito com a família”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais