Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cuidados no cultivo de hortas no inverno

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Faz menos de um mês que o inverno iniciou e algumas regiões do Rio Grande do Sul já enfrentaram temperaturas negativas, geadas e fortes chuvas. Tudo isso pode influenciar na plantação de hortaliças, frutas e verduras, principalmente quando se trata daquelas hortas cultivadas em casa. Durante entrevista que concedeu a Tua Rádio Alvorada, a engenheira agrônoma, Susi Fredi, deu algumas dicas que ajudam a manter as plantas saudáveis neste período. 

Segundo ela, em todas as épocas do ano é possível plantar algo, o importante é saber o que plantar. A primeira dica que a engenheira da é, estar atento às condições de temperatura, clima e luminosidade para planejar o que vai ser plantado, segundo ela, esses fatores vão influenciar no ciclo da planta, na qualidade e na produtividade. As hortaliças, por exemplo, explica Susi, podem ser prejudicadas pelo excesso, tanto de chuva quanto de  calor. Por isso, é importante ficar atento para que não haja a perda de nutrientes ou o desenvolvimento de fungos e bactérias. 

Susi fala, também, sobre um hábito antigo e que funciona muito bem atualmente, identificar as plantas que devem ser cultivadas de acordo com as fases da lua. Ela explica que existe um estudo baseado no Calendário Biodinâmico, que permite planejar o plantio, principalmente de flores e hortaliças,  de acordo com as estações do ano e as fases da lua dentro de cada mês. 

Durante a entrevista, Susi falou sobre formas corretas de fazer o enxerto em plantas de acordo com a época do ano, temperatura, umidade e equipamento, destacou alguns avanços tecnológicos da agricultura e falou sobre o cultivo e consumo de alimentos orgânicos. Todos estes assuntos estão disponíveis no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais