Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Luiz Antônio Kuyava: as muitas faces do comendador

por Pablo Ribeiro

Empresário e comunicador foi o entrevistado do Conectado Perfil deste sábado, dia 5

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

Ele é empresário, comendador e um comunicador nato. Luiz Antônio Kuyava, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado, dia 05.

Ouça o programa aqui:  PARTE 1  |  PARTE 2 PARTE 3

Luiz Antônio Kuyava nasceu no município de Casca, em 13 de junho de 1956. É filho de Venceslau Kuyava e Carolina Kuyava. Ele tem mais sete irmãos. “O pai e a mãe sempre diziam que nós tínhamos duas opções: estudar para ser alguma coisa, ou estudar para ser alguma coisa”, lembra.

Aos 14 anos, Kuyava sai de Casca e vem para Caxias do Sul para estudar. Aqui ocupou os bancos da Escola Cristóvão de Mendoza, onde, inclusive, foi aluno de Luís Felipe Scolari. Logo em seguida, Kuyava teve a chance do primeiro emprego. Ele trabalhou por muito tempo no extinto Banco Bamerindus, até prestar o Serviço Militar, em Uruguaiana, onde ficou por um ano.

Após o período de quartel, Kuyava retornou para Caxias, e retomou o trabalho no Bamerindus. “Eu conheci, em Curitiba, a matriz do Bamerindus, onde se fazia toda a parte de processamento de dados, e a minha função aqui era fazer toda a parte de conta-corrente, que mandava pra Curitiba. E esse cheiro de papel, de ar-condicionado, esse envolvimento com tecnologia me fez querer seguir a carreira de informática”, conta.

Depois do Bamerindus, seguindo seus sonhos, Kuyava parte para a área de tecnologia e ingressa na empresa Datasis, onde ficou por 14 anos. Concomitantemente, cursou Processamento de Dados, na Unisinus. Em Caxias, cursou Administração de Empresas e Pós-graduação em Comunicação.

Em 1990, Kuyava fundou a TopDown Informática. Foi, inclusive, professor na Universidade de Caxias do Sul, no início do curso de Ciência da Computação. “Consegui, desde muito cedo, crescer junto com a informática. A tecnologia está aí, e nós temos que usufruir dela”.

Kuyava foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, a CDL, entre 2009 e 2010. “Quando você entra nesse movimento classista, a gente procura dar nossa contribuição. O maior exemplo que podemos ter é a construção do siciativismo, e a CDL faz muito pelos seus associados”.

Comendador

Em 1995, Luiz Antônio Kuyava foi proclamado Comendador pelo Centro de Estudos de Ciências Jurídicas e Sociais. “Essa instituição é internacional e identifica pessoas, pelo mundo, que possam replicar bons valores e serem exemplos para a sociedade. Me convidaram e eu aceitei. Tinha alguns pré-requisitos, como ter sido militar, ter tido honra ao mérito, pertencer a algum clube de serviço, como Lyons, Rotary ou maçonaria, e ser um voluntário nato. Foi o médico Mauro Ganzer que me indicou. É um título que pertence a algumas pessoas, escolhidas para replicar o bem e a paz para o mundo”.

Kuyava também já foi presidente do Rotary Club de Caxias do Sul, clube cujo objetivo é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitárias e promover valores éticos e a paz a nível internacional.

O rádio

Quem acompanha a programação da Tua Rádio São Francisco ouve a voz de Kuyava em diversos programas. Hoje, eventualmente participa do programa ‘Gente Nossa’, aos domingos, ao lado do comunicador Romoaldo Corlatti. Mas, por aqui, Kuyava já apresentou os programas 'Dito e Feito Debate' (atual Temática Painel), 'Papo de Gabinete' (atual Conectado Perfil), 'Mundo Digital' e 'Pelos Bairros'. Na emissora, Kuyava ainda participa de transmissões de Eleições, Festa da Uva, eventos empresariais e beneficentes.

Tudo começou em meados dos anos de 1990, quando a emissora resolveu transmitir um programa direto da empresa de Kuyava, a TopDown, para divulgar os produtos. “Pedro Fatore e Ivan Casagrande me convidaram logo depois para conduzir um programa de rádio voltado à tecnologia. Fomos ganhando espaço na emissora e eu comecei a faer o ‘Pelos Bairros’, nos sábados à tarde. O tempo foi passando e o ex-gerente Evandro Fontana me convidou para apresentar o ‘Dito e Feito Debate’, das 11h ao meio-dia”, relembra.

Kuyava é casado com Arlene Kuyava, com quem tem os filhos Marcelo e Felipe. “Eu tenho uma família maravilhosa. Família é o ponto seguro. Eu amo minha família e é minha grande base”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais