Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Delcio Agliardi: um professor, um escritor, um patrono

por Pablo Ribeiro

O novo patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul foi o entrevistado do Conectado Perfil na manhã desse sábado (04)

Foto: Pablo Ribeiro

“A semana foi repleta de emoções”. É assim que o professor, escritor e pesquisador Delcio Antônio Agliardi resume seu momento desde quando soube que seria o novo patrono da 35ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul. Agliardi foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (04).

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Delcio Antonio Agliardi nasceu no município de Machadinho, no noroeste gaúcho, no dia 8 de fevereiro de 1966. É filho de Artemino e Jandira Agliardi, que tiveram outros quatro filhos, Paulo, Carlos Luiz e Sandra. “A infância foi absolutamente saborosa, repleta de jogos, brincadeiras e convívio familiar. Talvez por ter nascido numa casa que não tinha energia elétrica. Talvez por ter nascido numa casa com poucos livros, com dificuldade de acessar esse mundo que está aí, eu tive a oportunidade de brincar muito, de jogar muito, de ouvir histórias, de me realizar pessoalmente”, conta o pai de Ricardo e Vinícius.

O professor estudou numa escola chamada Brizoleta (de Leonel Brizola), que eram pequenas unidades educacionais de madeira. “Cheguei na escola e já sabia ler, mas não sabia escrever, então a escola me oportunizou a escrita. Essa escola me marcou profundamente. Meus pais e meus avós me deram uma educação muito equilibrada e amorosa”.

Foi com a avó Marcelina que Delcio despertou o gosto pela literatura, começando pelo folclore. “Minha avó era uma grande mediadora de leitura, uma grande contista. Ela tinha uma história pra nos contar diante de muitas realidades. Ela faleceu aos 85 anos de idade e deixou um grande legado para nós”.

Delcio estudou no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Ipê. “Foi uma experiência agradabilíssima, que eu levo com muita gratidão. As cartas trocadas entre o promotor vocacional, Frei Susin e eu, eram absolutamente portadoras de muitas coisas. Frei Raul Susin continua sendo um ícone da vida religiosa”. Delcio ficou no Seminário durante o Ensino Médio, de 1982 a 1984. Após, estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul.

Delcio é mestre em Educação pela UFRGS e professor da UCS há mais de oito anos, atuando na área de Pedagogia e Filosofia, também coordenando o Programa UCS Sênior, destinado a pessoas com mais de 50 anos.

Tem experiência em políticas públicas para a infância e juventude em âmbito local, regional e nacional. Escritor (gêneros poesia e conto); autor de poemas premiados em concursos literários. Já escreveu os livros: “A Coruja de Pernas Tortas”, o volume de poesias “Duetto Poético” e “Rotas do Imaginário”.

 

Patrono da Feira do Livro

Delcio Agliardi foi anunciado como patrono da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Ele foi escolhido por unanimidade, em uma votação na manhã da última segunda-feira (29/04). “Eu recebi a notícia com surpresa, alegria e gratidão. Alegria de se colocar a serviço da cidade de Caxias do Sul. Essa é a segunda maior Feira do Livro do Rio Grande do Sul. Tem uma trajetória incrível, com patronos que me antecederam de excelente calibre literário. Ao dizer da minha gratidão, que eu vou trabalhar muito para articular a ideia do livro, da leitura e dos leitores, numa tríade que compõe a ideia num circuito do livro que possa ampliar a experiência de leitura. E terei uma posição de valorizar os modos de leitura. Tem que ser uma feira da inclusão e da participação”

A 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre de 27 de setembro a 13 de outubro na Praça Dante Alighieri.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais