Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Aulas não presenciais expõem saudade de estudantes da sala de aula, em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Desde maio deste ano, as escolas municipais realizam o ensino à distância em razão da pandemia. A secretária de Educação do Município mostra que alunos sentem falta do ambiente escolar

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Caxias do Sul realiza as aulas não presenciais desde maio deste ano. No início do mês passado, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) lançou o Portal do Estudante para ser a ferramenta dessa volta do ensino do Município. No site foram disponibilizadas salas virtuais, para cada instituição criar um ambiente de colégio e fornecer as atividades aos estudantes. Chamado de Estudos Monitorados, o método também usou das redes sociais para envolver mais os alunos, além de disponibilizar material impresso para aqueles que não possuem acesso à internet.

Mais de um mês da volta, a titular da pasta municipal, Flávia Vergani, avalia positivamente o ensino à distância. Há 20 dias, a secretaria realizou um questionário com os diretores das instituições. Eles retornaram com respostas elogiosas as aulas, com cada um apresentando uma adaptação diferente ao novo cenário.

Essa foi à realidade da Escola Municipal Vereador Marcial Pisoni. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a diretora da instituição, Daiane Verza, conta como os professores realizam as aulas para os cerca de 400 estudantes. Segundo ela, no início do ensino não presencial, os educadores pediram aos alunos que realizassem uma entrega semanal dos trabalhos, por e-mail ou impresso. Como o envio por e-mail não foi efetivo, a escola aproveitou as salas de aula virtuais e criou um grupo de WhatsApp, facilitando a comunicação entre docentes e pais e estudantes.

Daiane afirma que aproximadamente 130 alunos preferem realizar a entrega dos trabalhos de forma impressa, uma vez que não se adaptaram ao meio online. Por conta disso, eles se dirigem a escola, de 15 em 15 dias, para devolver as atividades realizadas no período.

Para entender a realidade dos alunos da Vereador Marcial Pisoni e de outras escolas do Município, Flávia conta que a secretaria iniciou nesta semana um novo questionário focado nos pais e estudantes. Entre as perguntas, está a qualidade da internet em casa, em qual ambiente realiza as atividades, e como se sente em relação à distância da escola. Segundo ela, já existem cerca de 300 respostas, com a maioria dizendo que tem saudade da sala de aula.

No Rio Grande do Sul, o retorno das aulas presenciais está programado para agosto deste ano. A série de perguntas sobre a qualidade dos estudos monitorados segue até o dia 05 de julho. O formulário está disponível para pais e responsáveis (https://forms.gle/5PphHq9HNEHpyV6t6) como para os alunos (https://forms.gle/nrk5i9pBDnS6uBK69).

Ouça a reportagem completa na aba “Ouvir Notícia”, abaixo da manchete.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais