Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Ensino de Jovens e Adultos em Caxias passará por mudanças de funcionamento

por Pablo Ribeiro

A secretária da Educação, Sandra Negrini comunicou a vereadores alterações em reunião da Comissão de Educação do Legislativo caxiense

Foto: Letícia Kreling/Câmara de Vereadores/Divulgação

A Secretária municipal da Educação de Caxias do Sul, Sandra Negrini, detalhou mudanças no funcionamento no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), durante audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (22/09).

De acordo com a titular da pasta, o projeto local, já encaminhado ao Conselho Municipal do setor, se baseia em recente resolução do Conselho Nacional de Educação. “O município vai regulamentar o que existe em âmbito nacional”, sustentou. Conforme Sandra, duas escolas de EJA manterão o formato atual aos alunos que já começaram os estudos dessa forma. Disse que também haverá possibilidade de estudo no SESI Caxias, órgão com o qual a Prefeitura, segundo ela, vem discutindo parceria nesse sentido.

A secretária contou haver 490 estudantes matriculados na EJA. “É um grupo bastante heterogêneo”, afirmou. Ela citou que, de 2015 a 2017, a quantidade de estudantes decresceu de 900 para 600 alunos. “No ano de 2017, os alunos de 15 anos de idade não poderiam mais fazer parte da EJA. Pelo fluxo, nos últimos três anos, houve 13% de permanência, 50% de abandono e 2,25% de transferência. Num universo de 700 estudantes, 110 deles concluíram o Ensino Fundamental. Mas, 444 alunos abandonaram. É um número muito elevado de abandono”, analisou. Sandra referiu, ainda, que o formato vigente abrange seis escolas de diferentes regionais, envolvendo 70 profissionais.

Depois de ouvir autoridades do setor e diversos vereadores, o presidente da comissão, vereador Adriano Bressan (PTB) admitiu que o grupo parlamentar precisará se reunir e avaliar as consequências do redirecionamento de alunos. “Depois disso, poderemos verificar como será possível a Câmara contribuir, efetivamente, com o processo”, salientou Bressan.

Além do vereador-presidente Adriano Bressan (PTB), integram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer os vereadores Lucas Caregnato (PT), Marisol Santos (PSDB), Rafael Bueno (PDT) e Wagner Petrini (PSB).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais