Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Veranópolis fica acima da média estadual em ranking de educação

por Marco Aurélio Santana

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica avalia a qualidade do ensino

Foto: Divulgação

Indicador da qualidade do aprendizado nas escolas do país, o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) revela que Veranópolis superou a meta estabelecida, ficando acima da média alcançada no Rio Grande do Sul. Os dados de 2015 mostram que o município alcançou no 4° ano/5ª série do Ensino Fundamental índice de 6,3, ultrapassando o desempenho fixado de 5,6. O índice do estado chegou a 5,5, atingindo a meta. Nesse segmento, Veranópolis ficou acima da média em todas as avaliações dos últimos quatro anos.

O resultado representa o trabalho desenvolvido pela gestão municipal na área. Desde o começo do ano passado, por exemplo, 200 alunos do Jardim, Pré-Escola e 1ª série das escolas municipais foram beneficiados com o turno integral. Pela manhã, as crianças recebem as aulas regulares e, à tarde, participam de atividades lúdicas, artísticas e desportivas. Também foram investidos R$ 360 mil na contratação de monitores, merendeiras e oficineiros, além da compra de almoços, lanches e materiais.

As escolas municipais Irmã Joana Aimé, Senador Alberto Pasqualini, Irmão Jerônimo e Irmão Artur Francisco receberam, no total, cerca de 100 novos alunos em 2015. Além disso, os professores da rede municipal de Veranópolis recebem vencimento 20% superior ao piso estipulado pelo governo federal. O município também zerou o índice de analfabetismo da população.

O avanço de Veranópolis também é destaque em outros indicadores. Conforme os dados mais recentes divulgados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), Veranópolis subiu 71 posições no ranking de educação no estado, passando do 77º lugar, em 2012, para o 6º lugar, em 2013.

Dentro do Índice de Desenvolvimento Econômico (Idese), o município foi avaliado em indicadores que levam em conta as taxas de matrícula da Educação Infantil ao Ensino Médio, além do desempenho dos estudantes na Prova Brasil e o percentual da população adulta com pelo menos o Ensino Fundamental completo.

O Ideb

O indicador é calculado a partir do rendimento escolar (taxas de aprovação e abandono) e do desempenho dos alunos em provas amostrais aplicadas a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Quando o Ideb foi criado, o MEC estabeleceu metas para chegar até 2022 com indicadores de qualidade na educação nos mesmos níveis da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne 34 países entre os mais industrializados e alguns emergentes. O resultado do Ideb 2015 foi divulgado em 8 de setembro.

 

Informações: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Veranópolis

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais