Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Alunos de Fagundes Varela constroem composteira para dar destino adequado aos resíduos orgânicos

por Davi Trintinaglia

Ação ocorreu na Escola Caminhos do Aprender em parceria com a Emater

A Escola Municipal Caminhos do Aprender e a Emater/RS-Ascar, de Fagundes Varela, realizaram na manhã desta quinta-feira, 20 de agosto, a instalação de uma composteira, para dar destino adequado aos resíduos orgânicos gerados na escola.

O objetivo é oferecer um espaço que oportunize a aprendizagem sobre diversos processos biológicos, envolvendo professores, funcionários e alunos em uma ação em prol do ambiente.

De acordo com o extensionista social da Emater/RS-Ascar, Airton de Almeida, a composteira é uma maneira de reduzir a quantidade de lixo e aproveitar os recursos naturais. “É a melhor solução para reciclar quase todos os restos de comida gerados na cozinha doméstica e na escola”, afirma.

A composteira foi construída em conjunto pelos alunos do 3º, 4º e 5º anos, com orientação da Emater/RS-Ascar e de professoras da escola, e a utilização de pallets, placas e pregos reciclados. “A ação contribuiu para inúmeros momentos de aprendizagem. Todos os alunos envolvidos puderam medir, serrar e pregar, com os devidos cuidados. Conheceram e descobriram para que serve um esquadro e o que é um corte em ângulo. Deram ideias sobre a melhor maneira de construir. Além disso, aprenderam a respeitar a dificuldade do colega e a manejar novos instrumentos”, destaca o extensionista.

Airton explica que a construção da composteira foi a primeira parte do trabalho. A partir de agora, haverá outros momentos de aprendizagem, em que os alunos descobrirão mais sobre as transformações e interações que acontecem durante o processo da compostagem.

O adubo reciclado, resultante da compostagem, será utilizado no projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, realizado no município há quatro anos, em uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Escola Caminhos do Aprender.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais