Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal na Região Nordeste marca audiência pública

por Clayton Camargo

O encontro está agendado para o dia 8 de abril, às 19h, no plenário da Câmara

Foto: Angela de Almeida

A Vereadora Rose Frigeri, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação da Universidade Federal na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, organizou reunião com integrantes da Frente para deliberar sobre estratégias e ações em prol dessa importante demanda educacional. O encontro, realizado nesta terça-feira (20.02), resultou na definição da data e horário para a Primeira Audiência Pública do ano em defesa da instauração da universidade federal na região.

A Audiência Pública está agendada para o dia 08 de abril de 2024, às 19 horas, e ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul. Esta iniciativa representa um passo significativo no movimento que busca consolidar a presença de uma Universidade Federal nesta região do Rio Grande do Sul.

O grupo discutiu sobre estratégia para mobilizar a comunidade em torno dessa causa. Foi decidida a articulação com entidades da educação do setor público e privado, incluindo sindicatos, grêmios estudantis, diretórios de estudantes e entidades da sociedade civil, como as associações de bairros, visando fortalecer a representação e apoio à causa.

Além disso, uma programação essencial foi estabelecida: a organização de visitas para lideranças das Prefeituras que compõe Região Nordeste do Rio Grande do Sul: a Serra, Região

Campos de Cima da Serra e Hortênsias. Essas regiões, juntas, somam uma população de aproximadamente 1 milhão e duzentos mil habitantes.

Fizeram parte do encontro, além da Vereadora Rose, a vereadora Estela Balardin, os vereadores Lucas Caregnato, Lucas Diel, Alberto Meneguzzi e Olmir Cadore e a representante da vereadora Gladis Franceschetto Frizzo.

O grupo de parlamentares reconhece a necessidade de sensibilizar toda a comunidade sobre a importância do tema. A instauração de uma Universidade Federal na região é uma demanda antiga das lideranças locais e da sociedade.

Autoridades do governo federal, incluindo o Ministério da Educação, e da Câmara dos Deputados, representantes da região, serão convidadas para participar do encontro e contribuir com a discussão e encaminhamentos relativos à implantação da Universidade Federal na Região

Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais