Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Rede Estadual de Ensino retorna as atividades nesta segunda-feira

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Foto: Divulgação

Inicia nesta segunda-feira, 21/02, o ano letivo de 2022 para as escolas da Rede Estadual de Ensino. De acordo com Carine Imperator Weber, Responsável pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação, a maior preocupação para esse início de trimestre é manter os alunos na escola, isso porque, durante a pandemia houve um movimento de distanciamento dos estudantes, principalmente do Ensino Médio.

Segundo a coordenadora, desde o ano passado está sendo desenvolvido um trabalho chamado “Busca Ativa”, onde a escola tenta resgatar os alunos através do diálogo com a família e, quando necessário, com o auxílio da Assistência Social, Conselho Tutelar ou até mesmo do Ministério Público. Carine ainda destaca que mesmo com o período de matrículas encerrado é possível que esses alunos entrem em contato com a escola ou com a própria Coordenadoria de Educação para verificar a disponibilidade de vagas e receber o encaminhamento à uma instituição de ensino. 

Novo Ensino Médio 

Em 2022 as escolas de todo o Brasil passam por uma transição para o novo Ensino Médio. Segundo Carine, isso significa a instalação de uma política específica de reformulação do Ensino Médio para todo o país, que adiciona alguns componentes ao currículo escolar com o objetivo melhor direcionar os jovens para a vida fora da escola. 

As disciplinas que compõem o currículo de ensino básico continuam sendo aplicadas, sendo elas a matemática, português, geografia, história e demais matérias essenciais. No 1º ano será adicionado o Projeto de Vida, um programa que promove a discussão entre alunos e professores sobre as alternativas disponíveis no mercado e o planejamento para o futuro do aluno, além da promoção e incentivo aos meios tecnológicos. Já no 2º e 3º ano, são adicionados os Itinerários Formativos, que é o momento de escolha do grupo, alunos e professores, sobre os percursos formativos que mais se adequam aqueles estudantes. 

Segundo a coordenadora, a transição será gradativa. A aplicação do novo sistema inicia em 2022 com o 1º ano do Ensino Médio, em 2023 no 2º ano e chegando a conclusão em 2024 com o 3º ano.


Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias  produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais