Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Plataforma digital permitirá que famílias acompanhem vagas nas escolas de educação infantil em tempo real

por Pablo Ribeiro

Sistema desenvolvido pela equipe de TI do próprio município atenderá inscrições de crianças de zero a três anos

Foto: Samuel Maciel/Divulgação

A expectativa é de que a novidade, que beneficiará a faixa de zero a três anos de idade da rede municipal de ensino, já esteja pronta e operando pelo endereço http://cidadao.caxias.rs.gov.br/ a partir da próxima segunda-feira (24). É a data em que começa o período de inscrições para acesso às escolas de Educação Infantil públicas de Gestão Compartilhada. Pela nova plataforma, além de um processo de cadastro e atualização mais fácil e intuitivo, as famílias terão a possibilidade de acompanhar em tempo real a posição do candidato a vaga nas escolas selecionadas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, essa é uma inovação que vem para facilitar a vida da população, evitar o deslocamento, que é mais um transtorno, uma demanda de tempo e um custo no orçamento das famílias. E também para o próprio Município, é um ganho em segurança, tanto na validação das inscrições quanto na garantia de confiabilidade das informações e da documentação que será apresentada pelos candidatos à vaga.

O sistema desenvolvido pela equipe de TI da própria Prefeitura destina-se em específico à Educação Infantil na faixa de zero a três anos – que é aquela atendida exclusivamente pelo Município. A partir dos 4 e 5 anos, a criança já ingressa na chamada idade obrigatória, que abrange o Ensino Fundamental e também a rede estadual – e portanto, tem as inscrições operadas em regime de compartilhamento pelo sistema desenvolvido pela PROCERGS.

Como a designação de vagas ocorre a partir de uma rigorosa triagem para determinar a condição de vulnerabilidade social de cada inscrição, o cadastro é alimentado com informações individuais detalhadas das crianças. Logo, é imprescindível que haja garantias de proteção dos dados. A solução encontrada foi utilizar a autenticação da plataforma gov.br para identificar o cidadão e garantir a privacidade e segurança no acesso, assim como outros serviços e sistemas governamentais.

O Município, por meio da área de TI, investiu aproximadamente 1,1 mil horas, desde abril deste ano, na execução da tarefa.
 

O CAMINHO PARA A VAGA

1. Inscrição na plataforma http://cidadao.caxias.rs.gov.br/

2. Espera pela designação de vaga

3. Chamado por telefone ou whatsapp para buscar a vaga designada (no setor de Acesso da SMED)

4. Matrícula na escola

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais