Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias do Sul terá uma nova escola municipal em parceria com a Faculdade Anhanguera

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Instituição vai funcionar nas dependências da faculdade, no bairro Desvio Rizzo, com o intuito de receber 1,2 mil alunos da região

Foto: Divulgação/Smed

A comunidade do bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, terá uma nova escola municipal a partir de setembro. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) fechou uma parceria com a Faculdade Anhanguera, nesta quarta-feira (19/08), para a abertura da nova Escola de Ensino Fundamental Desvio Rizzo. O colégio vai funcionar dentro das dependências da instituição privada, durante os turnos da manhã e da tarde. Em um primeiro momento, a escola vai receber aproximadamente 835 estudantes do 1º ao 9º ano, advindo de outras instituições de ensino. O espaço pode abrigar 1,2 mil alunos.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a titular da pasta da Educação, Flávia Vergani, afirma que a ideia foi considerada pela falta de verba para a construção de uma nova escola e o tempo que demoraria a inauguração. Desde que a atual administração assumiu a Prefeitura, ela observa uma demanda antiga pelas vagas no Desvio Rizzo, uma vez que não há mais como as escolas municipais da região receber estudantes de outras instituições que moram no bairro.

A parceria é vista como inédita na cidade e terá um prazo de duração de cinco anos, com possibilidade de renovação entre as partes. Alunos oriundos das escolas Dante Marcucci, Cristóvão de Mendoza, Prof. Nandi, Nova Esperança e Rosário de São Francisco, mais em torno de 100 da lista de espera, vão estudar no local. Para a secretária, a iniciativa traz economia aos cofres públicos, pois a faculdade possui toda a estrutura necessária de uma instituição municipal. Há salas de aulas completas, biblioteca, equipamentos modernos, sistema de monitoramento, sala de informática, Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), auditório, alvará de vigilância, refeitório, entre outras instalações.

Sobre a possibilidade de a Anhanguera querer ocupar o espaço no mesmo horário de funcionamento da nova escola, Flávia esclarece que a parceria de cinco anos favorece o planejamento para a edificação de um espaço de ensino na região.

O bairro Desvio Rizzo possui mais de 60 loteamentos, com o funcionamento das escolas municipais Prof. Nandi, Rosário de São Francisco, Nova Esperança, Carlin Fabris, Leonor Rosa e Fermino Ferronatto (que atendem juntas a 3.224 estudantes no ensino fundamental) e as estaduais Ivone Triches e Alexandre Zattera.

Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa com a titular da pasta da Educação, Flávia Vergani.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais