Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

4ª CRE lamenta por parte de alunos que lideraram ocupações terem desistido de frequentar as aulas

por Vania Cassol
Foto: Daniel Rodrigues / Divulgação

As escolas que tiveram suspensão das aulas em virtude de ocupações encerraram o ano letivo em 2017. A Coordenadoria Regional de Educação acompanhou de perto os alunos que participaram das ações, tanto no que diz respeito ao relacionamento com os professores e colegas, como ao desempenho. A coordenadora da 4ª CRE, Janice Moraes, prefere não divulgar números para evitar exposição dos alunos, mas lamenta que muitas lideranças desistiram de continuar participando das aulas.

Janice afirma que a CRE fez o acompanhamento, mas não tem o poder de alterar notas ou interferir no planejamento pedagógico das escolas, e cita questionamentos em aprovações de alunos do ETECS.

O pós-ocupação também teve bons exemplos. Conforme a coordenadora, os alunos da escola Aristides Germani, foram presentes nas atividades e tiveram um bom desempenho.

O advogado Jean Carbonera acompanhou os estudantes em diversas oportunidades e representou os alunos através da entidade Advogados Sem Fronteiras. Ele afirma que o simples fato do movimento ter existido é sinal positivo, pois os estudantes não se contentaram com a acomodação e os representantes institucionais negociaram sem violência. Sobre a não continuidade dos estudos por uma parcela expressiva dos estudantes, Carbonera diz que muitas lideranças sofreram pressão e até perseguições.

Ele reconhece que existem situações que ocorrem no âmbito interno das escolas e que as pessoas devem apelar pelo bom senso.

Os estudantes contatados pela equipe de jornalismo contatados pela equipe de jornalismo fizeram relatos idênticos aos repassados pela 4ª CRE.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais