Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
Música e Informação
20:00:00
 
 

Abertas inscrições para o EJA 2022 em Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

Até 29 de julho, edital oferece vagas gratuitas para conclusão do Ensino Fundamental a pessoas acima de 18 anos ou com necessidade comprovada de estudar à noite

Foto: SMED/Divulgação

Desde segunda-feira (16/05) e até 29 de julho estão abertas as inscrições para a conclusão do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2022, em Caxias do Sul. As vagas gratuitas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) destinam-se a pessoas acima de 18 anos que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada. Ou ainda para quem tem idade inferior, desde que acima dos 15 anos, mas com necessidade comprovada, mediante avaliação psicossocial, de estudar à noite ou com horário flexibilizado.

As inscrições podem ser realizadas online por este link ou direto na Central de Matrículas (se a escolha for por frequentar as aulas em escolas municipais ou em parceria com o SESI), por meio do telefone (54) 999.768.858; ou diretamente no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), na Rua Garibaldi, 660 – Centro. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (54) 3221.1383.

Há quatro opções de instituição de ensino e formatos de aula à disposição dos estudantes – confira:

• Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA): dinâmica de atendimento a ser definida com o interessado, considerando a realização das provas e a retirada de material para estudo;

• Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dolaimes Stédile Angeli (CAIC): de segunda-feira a sexta-feira (presencial), das 19h às 22h30;

• EMEF Caldas Júnior: de segunda-feira a sexta-feira (presencial), das 19h às 22h30;

• SESI (Rua Pinheiro Machado, 3251 – São Pelegrino): uma vez por semana presencial e demais aulas online. Pela manhã, à tarde ou à noite.

No SESI, as aulas iniciam em 27 de julho, com opções de aulas no turno da manhã (das 8h às 12h), da tarde (das 13h30 às 17h30), ou da noite (das 18h20 às 22h20). As aulas presenciais ocorrem um dia por semana. Nas escolas municipais, as aulas começam a contar da data da matrícula na escola, no horário das 19h às 22h30, de segunda-feira a sexta-feira.

A gerente técnica e de legislação escolar da SMED, Marcia de Carvalho, alerta que o EJA é bastante flexível, justamente para atender a necessidade deste estudante, que muitas vezes, tem os turnos da manhã e tarde ocupados com trabalho, por exemplo. É possível avançar etapas ao longo do curso. Há uma possibilidade mínima de duas promoções por ano. Depende da avaliação do conhecimento já trazido pelo estudante. Ela também frisa que sempre é importante lembrar que a escolarização pode valer uma oportunidade de emprego.

A gestora ainda destaca que, para além do período de inscrição, os interessados podem procurar diretamente a Central de Matrículas, em qualquer época do ano, quando a escolha for a de realizar as aulas nas escolas municipais ou no SESI. A partir da resposta positiva da Central de Matrículas, o interessado tem o prazo máximo de 30 dias para efetuar sua matrícula no local indicado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais